MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CCJ da Câmara aprova PL sobre autonomia financeira das Defensorias Públicas
Defensorias públicas

CCJ da Câmara aprova PL sobre autonomia financeira das Defensorias Públicas

Pela proposta, os estados poderão destinar de 0,5% a 2% da despesa corrente líquida para as suas defensorias.

Da Redação

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Atualizado às 08:35

A CCJ da Câmara aprovou nesta terça-feira o PLC 114/11, do Senado, que regulamenta a autonomia financeira e orçamentária das Defensorias Públicas dos estados. Essa autonomia foi incluída na CF/88 pela Emenda 45/04, que trata da reforma do Judiciário.

Pela proposta, que altera a lei de responsabilidade fiscal (LC 101/00), os estados poderão destinar de 0,5% a 2% da despesa corrente líquida para as suas defensorias públicas.

O projeto também desvincula o orçamento das defensorias do orçamento do Executivo, para que elas possam exercer sua autonomia. Para assegurar o percentual de até 2% para as defensorias, o texto reduz de 49% para 47% o limite de despesas do Executivo estadual com o pagamento de pessoal. Além disso, prevê um cronograma de até cinco anos para a implantação progressiva da nova repartição dos limites da despesa com pessoal, levando em conta as diferentes realidades de cada defensoria, visto que algumas são mais bem aparelhadas que outras.

O relator na CCJ, deputado Alessandro Molon (PT/RJ), defendeu a aprovação da proposta, que tramita em regime de urgência, ainda será analisada pelo plenário.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas