MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juíza decreta falência de empresa de Luiz Estevão

Juíza decreta falência de empresa de Luiz Estevão

Da Redação

sexta-feira, 9 de setembro de 2005

Atualizado às 12:28


Juíza decreta falência de empresa de Luiz Estevão

A juíza Editte Patrício da Silva Moura, da nara de Falências e Concordatas do DF, proferiu sentença na tarde desta quinta-feira, decretando a falência do Grupo OK Construções e Incorporações S/A, de propriedade do empresário Luiz Estevão de Oliveira Neto, em processo movido pela Buena Companhia Securitizadora S/A.

D
e acordo com o processo, a autora promoveu ação de execução perante o juízo da 25ª vara Cível do Foro Central da Comarca da Capital do Estado de São Paulo, visando o recebimento de dívida no valor de R$ 384.793,75, sendo que naqueles autos a ré foi citada na pessoa de seu representante legal, mas não pagou, não depositou o valor reclamado e não nomeou bens à penhora, ensejando o pedido de falência, conforme legislação vigente à época do ajuizamento.

A parte ré apresentou embargos, alegando preliminar de litispendência, ante o ingresso de duas execuções amparadas em um mesmo título; sustentou que não houve citação de todos os executados, não se contando prazo para oferta de bens à penhora; afirmou tempestiva nomeação de bem à penhora (dentro do prazo legal); e assegurou, por fim, que os bens da sociedade comercial requerida encontram-se indisponíveis por força de decisão do Juiz Federal da 19ª vara da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Na sentença, a magistrada afasta a tese de litispendência - consistente no ajuizamento de uma ação idêntica à outra - visto que não se trata de ações idênticas, entendendo-se por isso, ações com as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido. Isto porque no primeiro caso, a ação iniciada em São Paulo configura ação de execução por quantia certa fundada em título judicial ou extrajudicial, enquanto o feito interposto na Justiça no DF trata de pedido de falência baseado em execução frustrada.

Quanto à citação de todos os executados para contagem do prazo para oferta de bens à penhora, a juíza esclarece que "quando existe pluralidade de executados, como é o caso, conta-se o prazo individualmente, não havendo que se falar em litisconsórcio necessário, apenas facultativo, daí porque não se exige a citação de todos para o início do prazo".

Já em relação ao oferecimento de bens à penhora no prazo legal, a magistrada considerou "juridicamente desvaliosa tal afirmação", visto que a mesma foi feita de forma imtempestiva, como restou claro das provas produzidas, inclusive, pela própria ré.

Refutada também a última alegação da ré, visto que "a indisponibilidade que recai sobre os seus bens não lhe impediria de nomear bens à penhora na execução singular, conforme decidido pelo STJ, (Recurso Especial nº 418.702-DF). "Se não o fez, é responsável pela omissão, da qual se presume a insolvência e que poderia ser afastada tão somente pelo depósito elisivo" conclui a titular da vara de Falências.

Entre as providências a serem adotadas em virtude da sentença, a juíza nomeou o advogado Jaime Marchesi para a função de administrador judicial da falência, e determinou a expedição de mandados de lacração do estabelecimento e encerramento das atividades, "eis que não se mostra útil aos credores a continuação provisória das atividades", além da publicação de edital convocando os credores da sociedade falida para constituir comitê específico na forma do estatuto falimentar.
____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...