MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advocacia avalia atendimento no fórum João Mendes Jr.
De Olho no Fórum

Advocacia avalia atendimento no fórum João Mendes Jr.

Campanha lançada pela AASP afere atendimento nos cartórios.

Da Redação

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Atualizado às 08:55

A AASP realiza a campanha "De Olho no Fórum", com objetivo de aferir a qualidade dos serviços prestados pelos cartórios judiciais dos diversos fóruns da capital e do interior. O fórum João Mendes Jr. foi o primeiro a ser aferido pelos associados.

Os cartórios do Fórum João Mendes Jr. melhor avaliados pelos associados que participaram da campanha "De Olho no Fórum" foram os da 12ª vara da Família e Sucessões (coordenadora: Fiorella Moschini Mazzini; juiz titular Ricardo Pereira Junior); 11ª vara da Família e Sucessões (coordenador: Armando Carlos Lenza Stein; juíza titular Claudia Caputo Bevilacqua Vieira); 43ª Vara Cível (coordenadora: Darly Tonucci da Silva; juiz titular Fábio Coimbra Junqueira); 18ª vara Cível (coordenador: Arlindo Cosmo Filho; juiz titular Luiz Bethoven Giffoni Ferreira); e o da vara Central da Infância e Juventude (coordenadora: Norma de Matos Costa; juíza titular Dora Aparecida Martins de Morais).

O presidente da AASP, Arystóbulo de Oliveira Freitas, visitou na segunda-feira, dia 13/8, o diretor do Fórum João Mendes Jr., Juiz Homero Maion, a quem informou os primeiros resultados da campanha "De Olho no Fórum", lançada pela associação no final de junho e que tem por objetivo avaliar a qualidade dos serviços prestados pelos cartórios judiciais dos diversos fóruns da capital e do interior. O fórum João Mendes Jr. foi o primeiro a ser avaliado pelos associados.

Ao término do encontro, o juiz Homero Maion manifestou-se sobre a iniciativa: "Isso pode dar um incentivo muito grande aos servidores e sem dúvida aos juízes também. As Varas que não foram bem avaliadas devem ter seus motivos, há uma grande carência no nosso Judiciário. Mas tudo isso vai incentivar a que melhoras ocorram."

Após a visita ao juiz diretor do Fórum, o presidente da AASP esteve em cada uma das varas e cartórios mais bem avaliados pelos associados, comunicando e cumprimentando os servidores pelo trabalho realizado. Os coordenadores dos cartórios foram unânimes em afirmar que o resultado da pesquisa servirá de estímulo e é um reconhecimento ao trabalho dos funcionários.

A enquete foi respondida por mais de 800 associados, que puderam atribuir a um ou mais cartórios o conceito que entendiam refletir a prestação do serviço forense (insatisfatório, regular, bom ou ótimo).

Os cartórios do fórum João Mendes Jr. mais bem avaliados foram os da 12ª e 11ª varas da Família e Sucessões, da 43ª e 18ª varas Cíveis e o Ofício Central da vara da Infância e Juventude. É importante lembrar que a pesquisa não abordou, e nem poderia fazê-lo, o exercício da função jurisdicional.

Vale ressaltar ainda que a campanha "De Olho no Fórum" considerou, para efeito de divulgação, os cinco cartórios mais bem avaliados; contudo, outros cartórios também estiveram bem posicionados, como o 6ª Cartório da Família e Sucessões, que obteve a sexta colocação (coordenadora: Vera Lúcia de Siqueira Coscia; juiz titular Homero Maion).

Os resultados da campanha "De Olho no Fórum" estão sendo amplamente divulgados e serão informados oficialmente à Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Em respeito aos servidores públicos, os cartórios que obtiveram a pior avaliação por parte de advogadas e advogados serão identificados à Corregedoria, mas não contarão com a divulgação pela Associação.

Para o presidente da AASP, as avaliações colhidas pela campanha "De Olho no Fórum" possibilitam mensurar problemas e aferir o atendimento prestado à advocacia e, por consequência, aos cidadãos. "O que nos chamou a atenção logo de início foi que as avaliações coincidiam com as reclamações recebidas pela Ouvidoria da AASP. Esperamos que, uma vez apresentados os resultados, sejam empreendidos esforços para multiplicar os procedimentos que estão sendo adotados pelos cartórios que obtiveram êxito na avaliação dos associados da AASP, facilitando, desse modo, o dia a dia de advogadas e advogados militantes e, por consequência, o atendimento à população em geral." O próximo fórum a ser avaliado será o de Santo Amaro.

Método de avaliação

Durante pouco mais de um mês, a AASP disponibilizou em seu site (www.aasp.org.br) um espaço para que os associados pudessem se manifestar sobre a qualidade dos serviços prestados pelos cartórios do Fórum João Mendes Jr. Ao entrar no site, o usuário encontrava à sua disposição o Fórum devidamente mapeado, com seus 61 cartórios, em abas específicas e agrupados contendo a pergunta: "Como você avalia o serviço prestado pelos cartórios do Fórum João Mendes Jr.?". A partir daí, os associados puderam atribuir um conceito aos serviços prestados pelo ofício selecionado (insatisfatório, regular, bom e ótimo).

______

Patrocínio

Patrocínio Migalhas