MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP promove desagravo em Rio Claro após prerrogativas violadas por vereadores
Atividade profissional

OAB/SP promove desagravo em Rio Claro após prerrogativas violadas por vereadores

Dois membros da subsecção da cidade teriam sido ofendidos em suas prerrogativas profissionais por três políticos.

Da Redação

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Atualizado às 09:13

A OAB/SP promoveu, no último sábado, sessão de desagravo em praça pública na cidade de Rio Claro. A solenidade foi destinada a desagravar William Nagib Filho, presidente da subsecção de Rio Claro, e Edmundo Adonhiran Dias Canavezzi, presidente da Comissão de Prerrogativas da mesma subsecção.

De acordo com a Ordem, os advogados foram ofendidos em suas prerrogativas profissionais pelos vereadores Ricardo Lemes Campeão, Sergio Carnevalle e João Teixeira Junior, da Câmara municipal. Os três ameaçaram a seccional e os citados membros com a edição de uma moção de repúdio sob o argumento de que os causídicos buscaram garantir a um advogado o direito legal de acesso aos autos e obtenção de cópias do processo que tramitava na Comissão Processante do Legislativo Municipal.

Para o presidente em exercício da OAB/SP, Marcos da Costa, o evento buscava demonstrar à sociedade a importância das prerrogativas. Segundo ele, a consequência direta da violação destas é lesar o direito de defesa. "Os três vereadores atacaram a OAB, uma entidade com 80 anos de gloriosa existência. Não há no mundo, entidade de classe que tenha envergadura semelhante à da OAB", enfatizou Costa.

O presidente da sessão de desagravo e do 1º Conselho Regional de Prerrogativas, também coordenador da 4ª Regional de Prerrogativas, Max Fernando Pavanelo, explicou que o episódio transcende a negativa de acesso aos autos porque chegou ao absurdo de ser proposta uma moção de repúdio contra a subsecção de Rio Claro, seu presidente e o presidente da Comissão de Prerrogativas. "Uma moção de repúdio é muito grave, quer dizer que a pessoa não é digna de estar na Câmara Municipal".

Para o presidente da subsecção de Rio Claro, William Nagib Filho, é arbitrário o caráter do Legislativo municipal, sem possiblidade de réplica. Segundo ele, a subsecção está atuando para mudar o regimento interno daquela Casa. Ele afirmou ainda que a OAB/SP deferiu prontamente, em caráter liminar, o desagravo com base na afronta às prerrogativas profissionais, ao Estatuto da Advocacia e ao Estado Democrático de Direito.

Nagib Filho citou três episódios que levaram ao desagravo: não acesso aos autos, vilipêndio da Comissão de Prerrogativas da subsecção e tentativa de aprovar moção de repúdio contra a OAB Rio Claro. "Não recebi desculpa formal do presidente da Câmara e dos vereadores de Rio Claro. Estamos aqui fazendo valer a lei, a Constituição Federal e o Estado Democrático de Direito contra ato lesivo aos direitos e garantias do exercício profissional", assegurou. Fez ainda referência ao fato de que a decisão de não acesso aos autos teria sido fruto do aconselhamento de assessoria jurídica de outro Estado. "Se em outro Estado não se observa a lei, aqui se aplica e se prega o Estatuto da Advocacia", finalizou.

___________

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA