MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. 62 novos juízes tomam posse no TJ/SP
Magistratura

62 novos juízes tomam posse no TJ/SP

Cerimônia aconteceu nesta quinta-feira, 4, no Palácio da Justiça.

Da Redação

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Atualizado às 08:17

 

Os 62 candidatos aprovados no "183º Concurso para Ingresso na Magistratura do Estado de SP" tomaram posse nessa quinta-feira, 4/10, em cerimônia que aconteceu no Palácio da Justiça, sede do TJ paulista, sob o comando do presidente da Corte, desembargador Ivan Sartori.

A primeira colocada no concurso, Marina Balester Mello de Godoy, leu o termo de posse e compromisso em nome dos colegas : "Prometo cumprir com retidão, amor à Justiça, fidelidade às leis e às instituições vigentes, os deveres do cargo de juiz substituto". Ela também discursou em nome dos aprovados. Emocionada, agradeceu aos familiares, amigos e a todos que auxiliaram os empossados ao longo da trajetória de estudos, elogiou a banca examinadora e falou sobre a importância do trabalho do juiz. "Iniciaremos a carreira com a consciência de que trabalhamos para a sociedade e estamos aqui para servi-la. Para tanto, temos que atuar com transparência e simplicidade; compreender que cada conflito tem a sua relevância e que a dor do próximo é para ele a maior de todas", afirmou.

O advogado Antonio Penteado Mendonça, integrante da banca, destacou que os exames do 183º concurso foram rigorosos e cansativos, "o que é necessário, pois os aprovados terão o poder de decidir a vida de milhares de pessoas. Dou os parabéns a Vossas Excelências, que demonstraram garra e competência. O Tribunal de Justiça de São Paulo sai hoje engrandecido com a posse dos senhores", disse.

Antes de encerrar a cerimônia, o presidente Ivan Sartori proferiu algumas palavras para os novos magistrados. "O exercício da jurisdição é algo bastante sério. É preciso ter coragem para decidir. Gostaria de endossar as palavras da juíza Marina, que fez um belíssimo discurso". Ele enfocou uma das frases da nova juíza e complementou : "a arrogância não combina com autoridade e liderança. Nós, juízes, temos que decidir o destino das pessoas e, por isso, é preciso se colocar no lugar delas." O presidente ainda ressaltou que as portas da Presidência estarão sempre abertas para apoiar os novos magistrados.

Espera

No dia 18/9, o CNJ reconheceu o direito à posse dos aprovados na quarta etapa do 183º concurso para ingresso na magistratura do Estado de SP. Depois de um longo debate que envolvia suspeita de irregularidades na quarta etapa do concurso, a prova oral. A maioria dos conselheiros votou pela posse imediata candidatos já aprovados e pela realização de novas provas orais com os candidatos não aprovados. No total, 216 candidatos haviam sido selecionados para participar da quarta etapa do concurso.

Veja a lista dos magistrados empossados.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas