MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Florianópolis deve manter advocacia dativa até implantação de Defensoria em SC
Triagem

Florianópolis deve manter advocacia dativa até implantação de Defensoria em SC

STF declarou a inconstitucionalidade do modelo de advocacia dativa em vigor em SC em março de 2012.

Da Redação

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Atualizado às 16:09

A JF determinou que a OAB/SC mantenha a triagem da advocacia dativa na subseção judiciária de Florianópolis. De acordo com a liminar, o serviço deve ser prestado pelo menos até março de 2013, quando termina o prazo de um ano dado pelo STF para implantação da Defensoria Pública estadual. A ação que pede a manutenção da triagem foi proposta pela DPU.

O STF declarou a inconstitucionalidade do modelo de advocacia dativa em vigor em SC em março de 2012. Os ministros deram prazo de um ano para a implantação da Defensoria Pública estadual. Pouco depois da determinação, o serviço de triagem foi paralisado em diversas cidades do Estado, em decisão tomada por subseções da OAB/SC. Além da manifestação do STF, os advogados apontaram como motivo para a paralisação a falta de garantia de que o Estado de SC pagará os R$ 90 mi em repasses atrasados.

Com a triagem interrompida e a Defensoria Pública Estadual ainda em fase de implantação, a população de baixa renda ficaria sem assistência jurídica gratuita, direito previsto na CF/88. A interrupção do serviço "desrespeita o mais básico dos direitos, condição para exercício de todos os outros, que é o acesso à Justiça", alegam os defensores públicos Federais Daniel Pheula Cestari, Larissa Amantea e Vanessa Almeida Moreira Barossi na ação civil pública.

Para o juiz Federal Gustavo Dias de Barcellos, "apesar de a classe dos advogados, individualmente considerados, não poderem ser compelidos a prestar o serviço de defensoria dativa, isso não autoriza à OAB local interromper os serviços de triagem previstos em lei, cabendo a cada advogado, de forma individual, optar por manter ou não seu cadastro no modelo de assistência judiciária adotado neste Estado".

Em maio, a DPU propôs medida cautelar na região de Joinville, que também teve decisão favorável à manutenção da triagem.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...