MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advocacia dativa segue em SC até implantação da Defensoria Pública
Assistência jurídica

Advocacia dativa segue em SC até implantação da Defensoria Pública

Defensoria deve ser implantada até 14/3.

Da Redação

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Atualizado às 09:04

A 3ª câmara de Direito Civil do TJ/SC admitiu a continuidade dos serviços de assistência judiciária prestados pelo Estado de SC mediante convênio com a OAB/SC até 14/3/13, prazo limite de implantação da Defensoria Pública do Estado.

Na presente ação, a requerente pretendia reformar sentença que arbitrou os honorários advocatícios em R$ 298,00, sob o argumento de que, ante a declaração de inconstitucionalidade da LC estadual 155/97 pelo STF, a fixação da verba honorária deve atender aos parâmetros estabelecidos no Estatuto da OAB.

A LC 155/97 catarinense, com fundamento no artigo 104 da Constituição do Estado, regulamentou e autorizou a prestação de serviços de defensoria dativa e assistência judiciária gratuita pela OAB/SC, em substituição à Defensoria Pública. A assistência judiciária era prestada por advogados particulares, escolhidos entre integrantes da própria OAB, sem processo de seleção prévia.

Acontece que a CF/88, notadamente os artigos 5º, inciso LXXIV, e 134, caput, §§ 1º e 2º, atribuem essas responsabilidades de prestar serviços de assistência judiciária gratuita ao defensor público. Com base nisso, a ANDPU - Associação Nacional dos Defensores Públicos ingressou com as ADIns 3.892 e 4.270, que foram julgadas procedentes pelo plenário do STF. O Supremo determinou que o governo do Estado criasse e implementasse a Defensoria Pública de SC em até um ano após a data do julgamento das ADIns, que ocorreu em 14/3/12.

"No caso em liça, verifica-se que o advogado dativo foi indicado pela OAB/SC, razão pela qual ele faz jus à remuneração de acordo com a tabela de honorários disposta no anexo único da LC 155/97, que, na forma do item I, n. 17, corresponde a 5 URHs", afirmou o desembargador Fernando Carioni, relator da apelação.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...