MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. A tradição da Peruada em Migalhas
Migalhas 3.000

A tradição da Peruada em Migalhas

A mais antiga festa dos acadêmicos do Largo S. Francisco continua fazendo a cabeça dos perueiros e divertindo os migalheiros com seus motes.

Da Redação

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Atualizado em 12 de novembro de 2012 14:29

Tradicional e a mais antiga festa dos acadêmicos do Largo S. Francisco, a Peruada sempre figurou pelas notas migalheiras em meados de outubro, quando é realizada a brincadeira. Do surgimento da festa, aos motes ano a ano, passando pela programação, as notas perueiras divertiram os informativos.

Sexta-feira, 18 de outubro de 2002 - nº 543 - Fechamento às 7h03.

"Peruada"

Acontece hoje em SP a tradicional "Peruada", promovida anualmente pelos estudantes da Faculdade de Direito do largo S. Francisco, e que invade as ruas centrais da capital paulista de ferinas sátiras a fatos e personalidades do momento. A alegre passeata deve seu nome a uma célebre "estudantada" : numa garoenta noite da provinciana São Paulo de Piratininga os acadêmicos furtaram os perus orgulhosamente criados, no quintal de sua casa, por um professor (Seria Gabriel de Rezende ?) e, como reza a tradição, teriam convidado o mestre para saboreá-los num animado jantar.

Impossível proibir

O grito da Peruada deste ano é : "Ei Marchi ! Larga o meu peru" - O tema se deve ao fato de que este ano, pela primeira vez, um diretor tentou proibir a realização da festa. O novel diretor, Prof. Eduardo Marchi, quis diminuir o tamanho da festa, proibindo também o uso de bebidas alcóolicas. Entretanto, os estudantes do XI de Agosto garantiram ao Migalhas que a festa vai ganhar hoje, com muita animação, mais uma vez as ruas do centro velho da capital. O estudantes passam obrigatoriamente pelo Boulevard (av. São Luís), para a tradicional homenagem ao mestre Goffredo.

Respeitando a tradição e os alunos

Dando um legítimo e louvável incentivo às tradições das Arcadas, berço do Direito brasileiro, o escritório Boccuzzi Advogados Associados libera anualmente seus colaboradores estudantes para participarem do evento. Agora, com esta jurisprudência firmada pelo escritório Boccuzzi, os estudantes colaboradores dos demais escritórios podem pleitear, junto a seus empregadores, o mesmo Direito.

Em 2003, sem dar atenção aos jocosos motes da farra, a Peruada foi proibida pelo então diretor da Faculdade. Com respaldo em parecer do Condephaat , tentou proibiu a realização da festa no Pátio das Arcadas, onde começa a brincadeira.

Quinta-feira, 16 de outubro de 2003 - nº 786 - Fechamento às 10h00.

Peruada

A "Peruada", tradicional festa dos alunos da Faculdade de Direito da USP, irá tomar amanhã as ruas do centro de São Paulo. Mesmo diante da polêmica medida do diretor da faculdade, Eduardo Vita Marchi, de proibir que a festança comece no Pátio das Arcadas, os alunos prometem vestir as fantasias e manter a brincadeira que já vem de longa data. Clique aqui para saber mais da polêmica, da história da passeata, e para deixar sua opinião.

Sexta-feira, 17 de outubro de 2003 - nº 787 - Fechamento às 9h32.

Migalhas dos leitores - Peruada

"A Peruada não é mais uma simples festa, é já uma instituição da Faculdade de Direito do Largo. Não se pode simplesmente fechar os olhos a uma tradição, proibindo ou trabalhando ativamente para que ela não ocorra, como é feito pelo Diretor Eduardo Marchi. Seu radicalismo de decisões é um entrave a várias iniciativas dos alunos que pretendem deixar acesa a Velha e Sempre Nova Academia. O Largo que já enfrentou os militares deve enfrentar mais este que nem farda usa! Amanhã, 17/10/03 tem Peruada... É Peruada Oba! E a São Francisco retoma suas lutas, por mais internas que sejam." Leandro Amaral - escritório Barros Pimentel Advocacia.

A festa já virou tradição também na redação deste rotativo. Desde 2005, Migalhas passou a divulgar, anualmente, os temas da aguardada passeata político-circo-etílico-carnavalesca.

Sexta-feira, 21 de outubro de 2005 - Migalhas nº 1.278 - Fechamento às 11h.

"De cueca e mala preta, meu peru não é picareta"

A "Peruada", tradicional festa dos alunos da Faculdade de Direito da USP, irá tomar hoje as ruas do centro de São Paulo. Organizada pelo Centro Acadêmico "XI de Agôsto", a manifestação, originária do início do século passado, teve primeiramente o simples caráter festivo entre os calouros de Direito. Ao longo do tempo, o ritual foi sendo reiterado no meio acadêmico guardando suas conotações folclóricas e satíricas, e, principalmente, seu caráter político de contestação. O mote deste ano será "De cueca e mala preta, meu peru não é picareta". Clique aqui para saber mais da história da passeata e conferir a programação de hoje.

Quarta-feira, 18 de outubro de 2006 - Migalhas nº 1.519 - Fechamento às 11h.

"Peruada"

A "Peruada", uma das festas mais tradicionais dos estudantes de Direito da USP, irá tomar as ruas do centro da capital nesta sexta-feira, 20/10. A tão esperada passeata político-circo-etílico-carnavalesca, organizada pelo Centro Acadêmico "XI de Agôsto", surge este ano com o tema "Mesmo suspeito, meu peru foi reeleito". Entre os milhares de festeiros estarão os estagiários do escritório Boccuzzi Advogados Associados, que anual e tradicionalmente, sabendo da importância desse momento em suas vidas, libera seus futuros advogados para o encontro. Aliás, as bancas que ainda não liberaram seus estagiários para a festa estão sendo questionadas pelos jovens ante o precedente jurisperual criado pelo escritório capitaneado pelo ilustre dr. Eduardo Boccuzzi.

Quarta-feira, 17 de outubro de 2007 - Migalhas nº 1.761 - Fechamento às 11h.

Peruada 2007

Com o mote "Inocente ou bandido meu peru é absolvido!", o Centro Acadêmico "XI de Agosto" da Faculdade de Direito do Largo de S. Francisco realiza nesta sexta-feira, 19/10, a partir das 10h, mais uma edição da tão esperada Peruada. A concentração acontece no Largo do Paissandu, 64, Centro. Informações (11) 3034 5496 ou 3111 4082. "Vai vai vai começar a brincadeira...". Entoe conosco essa canção, clique aqui.

Quinta-feira, 2 de outubro de 2008 - Migalhas nº 1.996 - Fechamento às 10h11.

Peruada 2008

"Meu peru nunca é preso, com habeas corpus sai ileso" é o mote da edição 2008 da sempre irreverente Peruada, escolhido em votação promovida pelo Centro Acadêmico "XI de Agosto" da Faculdade de Direito do Largo de S. Francisco. O evento acontece no próximo dia 17. Em breve mais informações em Migalhas.

Segunda-feira, 5 de outubro de 2009 - Migalhas nº 2.240 - Fechamento às 11h.

Peruada 2009

Foi escolhido o mote da Peruada 2009, que acontece dia 16 : "Pro meu Peru não existe lei, ele é parente do Sarney".

Segunda-feira, 4 de outubro de 2010 - Migalhas nº 2.484 - Fechamento às 11h02.

Peruada 2010

Com o mote "Pro meu peru ser deputado, tem que ser palhaço ou condenado", o Centro Acadêmico "XI de Agosto" realiza no dia 15/10 mais uma edição da tão esperada Peruada. (Clique aqui)

Quarta-feira, 5 de outubro de 2011 - Migalhas nº 2.729 - Fechamento às 12h12.

Peruada 2011

"Meu peru enlouqueceu, fechou a biblioteca e não quer abrir o museu", este é o mote da Peruada 2011, que o Centro Acadêmico "XI de Agosto" realiza no próximo dia 21/10.

Sexta-feira, 5 de outubro de 2012 - Migalhas nº 2.974 - Fechamento às 10h11.

Peruada 2012

"Meu peru não tem noção, maltrata sem-teto e proíbe sopão." Este será o mote da Peruada 2012, tradicional festa realizada pelo Centro Acadêmico XI de Agosto no próximo dia 19. É uma crítica ao tratamento que a prefeitura deu aos moradores de rua que pernoitam no Largo S. Francisco, diante da velha e sempre nova Academia de Direito de S. Paulo.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas