quinta-feira, 21 de outubro de 2021

MIGALHAS QUENTES

fechar

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mantida decisão que colocou fim na exclusividade do BB no consignado em MS
Consignado

Mantida decisão que colocou fim na exclusividade do BB no consignado em MS

Ministro Joaquim Barbosa indeferiu liminar pleiteada pela instituição financeira.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O ministro Joaquim Barbosa, do STF, negou pedido do Estado de MS para suspender o acórdão do TJ sul-mato-grossense que determinou o fim da exclusividade do BB na concessão de empréstimo consignado aos servidores públicos do Governo.

A ABBC - Associação Brasileira de Bancos impetrou MS com o objetivo de assegurar o direito líquido e certo de suas associadas a competirem pela permissão à oferta de crédito consignado aos servidores públicos.

No Supremo, o BB argumentou que a concessão da segurança causa risco desmedido à ordem pública, na medida em que a escolha de instituição privada para prestação de mútuo e de financiamento irá desestabilizar a gestão administrativa do Estado.

Para o ministro JB, a alegada necessidade de reequilíbrio contratual com a instituição de crédito oficial não ostenta fundamentalidade suscetível de pôr em risco a continuidade dos serviços públicos, nem a confiança da população na capacidade de gestão do ente federado.

A ABBC é representada no caso pelos advogados Guilherme Nascimento Frederico e Marcelo Angélico, do escritório Angélico Advogados.

Veja a íntegra da decisão

_________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 6/12/2012 08:34