MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Prefeitura de SP acaba com exclusividade no crédito consignado
Empréstimo consignado

Prefeitura de SP acaba com exclusividade no crédito consignado

Decisão afeta aproximadamente 160 mil servidores.

Da Redação

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Atualizado às 08:17

A prefeitura de SP pôs fim à exclusividade do BB na concessão do crédito consignado para servidores públicos municipais. O ato determinando a alteração do decreto 49.425/08 foi publicado no dia 27/12/12, Diário Oficial do município.

Em outubro do ano passado, o Cade e BB firmaram um acordo pelo qual a instituição financeira abriria mão dos contratos de exclusividade que ainda mantinha em alguns estados e municípios. Alguns governos estaduais e municipais preservaram o monopólio, contrariando a orientação.

Autora da ação no Cade, a Fesempre - Federação Interestadual de Servidores Públicos alega que o monopólio fere os princípios constitucionais da livre iniciativa e da livre concorrência, criando concentração. O BB chegou a questionar a competência do Cade para julgar ações anticoncorrenciais no setor financeiro, entendendo que apenas o Banco Central poderia atuar nessa esfera. O Cade replicou ser inconcebível um mercado desse tamanho isento de tutela antitruste.

Em cumprimento da decisão, o BB publicou o acordo em jornais de grande circulação, inclusive no 'Valor' e no 'Globo'. O banco também se comprometeu a notificar individualmente os entes públicos com os quais possui contratos com cláusula de exclusividade.

A decisão da prefeitura de SP afeta aproximadamente 160 mil servidores, o que deve provocar uma corrida das demais instituições que operam com crédito consignado. O saldo das operações de crédito consignado supera R$ 200 bilhões. O setor envolve 23 milhões de aposentados, 1,5 milhão de servidores federais e 10 milhões de servidores estaduais e municipais.

Veja abaixo a íntegra do ato.

_______

ATO DA PREFEITURA DE SP

2010-0.005.304-7 - Secretaria Municipal de Finanças. - Alteração Contratual. Prestação de serviços de movimentação das disponibilidades de caixa do Poder Executivo Municipal e suas aplicações financeiras; de pagamentos aos servidores/ funcionários ativos, inativos e pensionistas da Administração Direta, Autarquias e Fundações; e pagamentos aos fornecedores da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações; e de crédito consignado em folha de pagamento para o funcionalismo público.

I - À vista dos elementos contidos no presente processo administrativo, em especial o Termo de Compromisso de Cessação de Prática - TCC, firmado, em 10 de outubro de 2012, entre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE e o Banco do Brasil S.A, e as manifestações no âmbito da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão e da Secretaria Municipal de Finanças (fls.302/342), DETERMINO o aditamento ao Contrato 01/2010, firmado com o Banco do Brasil S.A, objetivando a exclusão das cláusulas 1.1, alínea "d", 1.3, 1.5, 7.1, 7.2 e 7.3, que tratavam da exclusividade para consignação de créditos em folha de pagamento, e alteração da cláusula 6.1, que dispõe sobre as aplicações das disponibilidades de caixa do município, dentre outras providências correlatas.

II - DETERMINO, outrossim, a alteração do Decreto Municipal 49.425/08, nos termos da minuta de fl.329, visando à exclusão da exclusividade para consignação de créditos em folha de pagamento, conferida ao Banco do Brasil.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA