Migalhas

Quinta-feira, 9 de abril de 2020

ISSN 1983-392X

Copa 2014

Judiciário discute preparação para Copa do Mundo

CNJ iniciou no TJ/RJ uma série de reuniões com os Tribunais das capitais que irão sediar jogos.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O conselheiro Bruno Dantas, do CNJ, iniciou ontem, no TJ/RJ, uma série de reuniões com os Tribunais das capitais que irão sediar jogos da Copa do Mundo e da Copa das Confederações. O objetivo é identificar necessidades do Judiciário para a solução rápida de eventuais conflitos que surgirem durante os eventos.

As demandas vão subsidiar o Fórum Nacional de Coordenação das Ações do Judiciário na Copa do Mundo e das Confederações, que será instalado pelo CNJ no próximo mês.

Uma das preocupações do conselheiro é garantir celeridade nos processos que envolvam turistas estrangeiros, que vierem ao Brasil para os eventos esportivos. "Se o estrangeiro cometer um crime, quanto tempo leva para ele ser expulso?", questiona. O fórum vai analisar também se há necessidade de instalar juizados itinerantes nos locais de maior concentração de turistas.

Outra prioridade do fórum é o combate à exploração sexual infantil. "É preciso articular com os juizados da infância e adolescência para coibir a prática desse crime", afirma. Bruno Dantas explica ainda que é preciso evitar que a rede hoteleira aproveite os eventos para aumentar exageradamente os preços e explorar os turistas. O fórum deve analisar também como outros países lidaram com a organização de grandes eventos esportivos.

informativo de hoje

patrocínio

Advertisement

últimas quentes