MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Negada liminar em novo MS sobre veto dos royalties
STF

Negada liminar em novo MS sobre veto dos royalties

Mandado, impetrado por três parlamentares do ES, quer impedir que o Congresso delibere sobre o veto parcial de Dilma.

Da Redação

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Atualizado às 08:42

O presidente em exercício do STF, ministro Ricardo Lewandowski, negou a liminar requerida MS 31832, impetrado por três parlamentares do ES, para impedir a apreciação dos vetos ao PL dos royalties do petróleo. O projeto 2.565/11 deu origem à lei 12.734/12, que trata das novas regras de partilha de royalties de petróleo.

No MS, o senador Magno Malta e as deputadas Sueli Vidigal e Lauriete Pinto pediam o impedimento da votação dos vetos sobre os royalties até que fosse designada comissão mista, composta de três deputados e três senadores, para relatar e estabelecer calendário para votação. De acordo com os parlamentares, a votação em conjunto dos mais de 3 mil vetos seria uma manobra, um "verdadeiro contorcionismo" para possibilitar a apreciação dos vetos dos royalties.

De acordo com a decisão, as matérias relativas à interpretação de normas regimentais do Congresso devem ser resolvidas exclusivamente no âmbito do Poder Legislativo. Para Lewandowski, "as matérias relativas à interpretação de normas regimentais do Congresso Nacional revestem-se de natureza interna corporis que refogem a revisão judicial".

O ministro esclareceu que o ato impugnado neste MS não foi objeto do mandado relatado pelo ministro Luiz Fux, cuja liminar foi deferida em 17/12/12, "uma vez que a referida decisão não cuidou do ato de colocar em votação, em ordem cronológica, todos os vetos pendentes no âmbito do Congresso Nacional, em sessão conjunta".

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA