MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Congresso recorre de decisão que suspendeu lei dos royalties
Petróleo

Congresso recorre de decisão que suspendeu lei dos royalties

Dispositivos suspensos previam divisão mais igualitária entre os estados.

Da Redação

terça-feira, 26 de março de 2013

Atualizado às 08:59

Na última segunda-feira, o Congresso interpôs agravo regimental contra a decisão da ministra do STF Cármen Lúcia, que suspendeu dispositivos da lei dos royalties (lei 12.734/12). A decisão em caráter cautelar, proferida na ADIn 4917, impediu a distribuição mais igualitária dos royalties de petróleo entre os Estados.

Na decisão, a ministra alegou que o fato de os cálculos e repasses serem mensais exigia providência judicial urgente, além de que os "Estados e municípios planejaram e orçaram seus desempenhos segundo as normas antes vigentes, sem a alteração advinda com a promulgação das normas inicialmente vetadas".

A Advocacia do Senado questionou tal decisão, alegando que o art. 20 da CF/88 assegura "aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração".

Outro argumento apresentado é o de que "a competência é do órgão colegiado e que o Congresso Nacional não foi previamente notificado para prestar informações" e de que o STF não deve constituir instância revisora das decisões do Poder Legislativo, o que poderia atrapalhar a harmonia e independência dos Poderes da República.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas