MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Autoridades opinam sobre nova lei do Cade, em vigor há um ano
Concorrência

Autoridades opinam sobre nova lei do Cade, em vigor há um ano

Migalhas entrevistou especialistas sobre questões que envolvem o novo marco legal.

Da Redação

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Atualizado em 28 de maio de 2013 12:28

Nesta quarta-feira, 29, celebra-se um ano de vigência da lei (12.529/11) que reformulou o sistema de defesa da concorrência no Brasil. No lançamento da obra "A nova lei do Cade: o 1º ano na visão das autoridades", Migalhas entrevistou especialistas sobre questões que envolvem o novo marco legal.

O ministro do STJ Ricardo Villas Bôas Cueva destaca alguns questionamentos acerca da nova lei do Cade, entre eles a constitucionalidade e pertinência do dispositivo que trata da ampliação da eficácia preclusiva da coisa julgada.

O crime de cartel e a atuação do MP na defesa da concorrência são comentados pelo promotor de Justiça de SP Marcelo Batlouni Mendroni.

O subprocurador Geral da República Antônio Carlos Fonseca da Silva elenca os benefícios da nova lei do Cade e opina a favor de uma maior participação da sociedade nos temas da defesa da concorrência, especialmente nos mercados mais relevantes para os consumidores.

A juíza Federal Marcelle Ragazoni Carvalho destacou discussão acerca dos valores de faturamento das empresas, previstos na nova lei, para atos de concentração sujeitos ao controle do Cade.

O representante do MPF no Cade Frederico de Carvalho Paiva fala sobre a atuação do órgão em casos de concentração.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas