MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estágio antes de efetivação de contrato não gera vínculo empregatício
Emprego

Estágio antes de efetivação de contrato não gera vínculo empregatício

A função do estágio é educar e formar aptidões profissionais, sem resultar em relação de emprego.

Da Redação

terça-feira, 4 de junho de 2013

Atualizado às 15:27

A 2ª turma do TRT da 1ª região negou, por unanimidade, provimento ao recurso ordinário interposto por um empregado que trabalhou como estagiário antes de ser contratado efetivamente e queria ter o vínculo empregatício reconhecido desde o início.

De acordo com os autos, o reclamante afirmou que foi contratado como estagiário por pouco mais de um ano entre 2008 e 2009 e que, após esse período, teve formalizado seu contrato de trabalho. Alegou ainda que sempre exerceu a função de recuperador de créditos e, portanto, deveria ter seu vínculo empregatício reconhecido desde a primeira contratação.

A empresa argumentou que o contrato de estágio cumpriu todos os requisitos formais e materiais e que o principal objetivo do estágio foi a integração social do autor na qualidade de estudante a um ambiente de trabalho real, proporcionando-lhe a oportunidade de conviver situações reais, de trabalho.

O juiz do Trabalho Paulo Rogério dos Santos, da 2ª vara do RJ, verificou que o contrato de estágio estabelecido entre as partes cumpriu e respeitou a legislação aplicável à época. O estagiário então interpôs recurso alegando que a testemunha havia comprovado que ele sempre exerceu as funções de recuperador de créditos e jamais exerceu funções de estagiário.

A relatora, desembargadora, Marcia Leite Nery, avaliou que não restou provado nos autos, através do depoimento da única testemunha, que o reclamante desempenhava atividades correlatas à função citada e que o depoimento simplesmente confirmou o fato que o autor era estagiário e depois foi contratado.

A desembargadora ressaltou que a lei 6.494/77, em vigor à época, considerava estágio curricular as atividades proporcionadas ao estudante, sob a responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. Por isso, a função do estágio era apenas educativa e formadora de aptidões profissionais, sem resultar em relação de emprego.

"Não restou configurada a utilização pela ré da força de trabalho do recorrente durante o período de estágio capaz de se declarar a existência do liame empregatício entre as partes", com esse entendimento a magistrada negou provimento ao recurso.

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...