MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão da Câmara aprova PL que considera estágio curricular como experiência profissional
PL 2.762/19

Comissão da Câmara aprova PL que considera estágio curricular como experiência profissional

Proposta altera lei do estágio e aguarda para ser analisada em outras comissões.

Da Redação

domingo, 29 de dezembro de 2019

Atualizado em 30 de dezembro de 2019 13:12

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o PL 2.762/19. O texto, de autoria do deputado Federal Flávio Nogueira, altera a lei do estágio - 11.788/08 - para considerar o estágio curricular como experiência profissional.

t

Projeto

Atualmente, a lei 11.788/08 define estágio como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação especial e os ensinos médio, superior ou profissional.

Em seu voto, o deputado Federal Átila Lira, relator na comissão, se ateve aos aspectos educacionais e apontou que o mérito da matéria é, em sua quase totalidade, da competência da CTASP - Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

"Todavia, no aspecto educacional, não nos resta dúvidas de que o estágio garante, por definição e exigência legais, experiência profissional aos estudantes. Assim, não há quaisquer óbices educacionais à sua aprovação."

O relator apresentou, na forma de substitutivo, um ajuste sem modificação de mérito para deixar a redação mais clara. Assim, votou pela aprovação do projeto, sendo seguido pelos demais deputados.

Desemprego

Segundo o projeto, um dos maiores desafios a ser enfrentado pelo novo governo é o desemprego, sobretudo, entre jovens. São quase 13 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho e a taxa de desemprego destes jovens é superior ao dobro da taxa geral, aponta recente pesquisa do IBGE.

De acorco com o autor, dados divulgados em agosto de 2018 mostram que a taxa de desocupação entre trabalhadores de 18 a 24 anos alcançou 25,7% no terceiro trimestre deste ano, mais que o dobro da taxa da população em geral.

Ao apresentar a proposta, o autor do projeto afirmou que "em tempos de desemprego em alta, a falta de experiência faz com que os jovens sejam os que mais sofrem com o reduzido número de vagas. O jovem não consegue trabalhar porque não teve um emprego anterior e não adquire experiência pelo fato de antes não ter trabalhado".

Segundo o parlamentar, a transformação do estágio curricular em experiência profissional vai melhorar a empregabilidade dos jovens, a parcela da população mais atingida pelo desemprego.

Atualmente, a proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pela CTASP e pela CCJ.

Confira a íntegra do parecer.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.