MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Nome de advogado titular de certificado digital não precisa constar na peça
Petição eletrônica

Nome de advogado titular de certificado digital não precisa constar na peça

STJ decide que para a petição eletrônica ao Tribunal ser válida basta que o advogado que a assina digitalmente tenha procuração nos autos.

Da Redação

terça-feira, 25 de junho de 2013

Atualizado às 09:39

Corte Especial do STJ decide que para a petição eletrônica ao Tribunal ser válida basta que o advogado que a assina digitalmente tenha procuração nos autos, independentemente de seu nome constar na peça.

O relator do caso analisado, ministro Luis Felipe Salomão, ressalta "ser irrelevante o fato de a peça recursal não apresentar grafado o nome do advogado que assinou digitalmente o documento e o encaminhou eletronicamente, mercê de ser lançado no documento, após a assinatura digital, a identificação clara e extensiva do signatário".

Conforme o relator, o ato praticado com certificado digital tem autenticidade garantida pela assinatura eletrônica, que vincula o nome do titular e o código da certificação ao documento. Portanto, basta essa assinatura para que o documento não seja considerado apócrifo.

No caso em questão, porém, a petição de agravo regimental foi assinada digitalmente por advogado que não possuía procuração, o que resultou em sua rejeição.

Confira a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas