MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Venda de bebida alcoólica no Mané Garrincha é limitada a evento da Fifa
Cerveja

Venda de bebida alcoólica no Mané Garrincha é limitada a evento da Fifa

A decisão é da 9ª vara Civil de Brasília/DF.

Da Redação

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Atualizado às 09:05

A venda e o consumo de cerveja no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha serão restritos aos eventos esportivos organizados pela Fifa. A decisão é da 9ª vara Cívil de Brasília/DF.

O Estatuto do Torcedor (lei 10.671/03) proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios brasileiros durante competições oficiais. A proibição foi flexibilizada com a promulgação da lei geral da copa (lei 12.663/12), que permite a comercialização e venda nos estádios para atender ao pedido da Fifa. A lei diz que o comércio de bebidas alcoólicas é permitido apenas em eventos internacionais, como foi o caso da Copa das Confederações 2013 e, em breve, a Copa do Mundo 2014.

Entenda o caso

Em maio, a empresa Parlamento Restaurante Ltda entrou com uma ação contra a CBF. A empresa alegou ter firmado contrato com a FBF - Federação Brasiliense de Futebol para fornecer bebidas e comidas no Estádio Nacional de Brasília em qualquer evento realizado pela FBF. Argumentou que, nos dias 10/5 e 26/5 seriam realizadas duas partidas de futebol, uma pela série A do campeonato brasiliense, organizada pela FBF, e outra pelo campeonato brasileiro de futebol, organizado pela CBF. Tais seriam "jogos testes" antecedentes à realização da Copa das Confederações.

A empresa também alegou que a CBF proíbe a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol, deste modo, requereu a antecipação de tutela para que a requerida fosse impedida proibir a venda de cerveja no Mané Garrincha, nos citados "jogos testes". O pedido antecipatório de tutela foi deferido.

Diante disso, o MP entrou com recurso contra a decisão, alegando que a permissão é temporária é só valia para os eventos organizados pela Fifa, por isso, os demais jogos deveriam seguir o Estatuto do Torcedor.

Segundo a juíza Grace Correia Pereira "a abrangência da antecipação de tutela deferida diz respeito somente aos "jogos teste", e atualmente não há qualquer evento futebolístico a ser realizado no Estádio Nacional de Brasília desta categoria".

Sobre o recurso do MP, a juíza diz que visto que tais jogos já ocorreram, a decisão não pode ser revogada, conforme requerido pelo Ministério Público.

"Cumpre ressaltar, ademais, que o instrumento particular de prestação de serviços entabulado entre a Federeção Brasiliense de Futebol e a requerente se limita aos eventos realizados pela Federeção Brasiliense de Futebol. Assim sendo, outros eventos realizados pela CBF que eventualmente não tenham o envolvimento da Federeção Brasiliense de Futebol não estariam incluídos no objeto deste contrato", conclui.

Confira a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...