MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Copa: Catar proíbe venda de álcool; há julgados sobre o tema no Brasil
Futebol

Copa: Catar proíbe venda de álcool; há julgados sobre o tema no Brasil

Em terras tupiniquins, há decisões em ambos os sentidos, proibindo ou liberando a venda de bebidas alcoólicas.

Da Redação

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Atualizado às 16:16

Nesta sexta-feira, 18, a Fifa anunciou que não será permitida a venda de bebidas alcoólicas aos torcedores nos estádios do Catar durante a Copa do Mundo, país muçulmano conservador onde é proibido o consumo de álcool em espaços públicos. O evento começa daqui dois dias, no domingo.

"Depois de discussões entre as autoridades locais e a Fifa, foi decidido que a venda de bebidas alcoólicas será restrita à Fifa Fan Festival e a outros lugares licenciados destinados aos fãs, retirando os pontos de venda de cerveja do perímetro dos estádios da Copa do Mundo de 2022. Não haverá impacto na venda de Bud Zero, que vai continuar disponível em todos os estádios do Qatar", diz comunicado postado pela Fifa no Twitter.

hasTwitter

Antes da proibição total, um acordo previa a venda de bebidas alcoólicas três horas antes da partida e uma hora depois no perímetro dos oito estádios em que a competição será disputada.

Segundo o UOL, a mudança gerou insatisfação de patrocinadores do evento, especialmente a Budweiser, fornecedora oficial de cervejas da competição.

Venda de álcool em estádios brasileiros

Em terras tupiniquins, a venda de bebidas alcóolicas em estádios não é uniformizada entre os Estados da Federação.

Em fevereiro deste ano, por exemplo, o TJ/SP decidiu que são constitucionais leis do Estado e do município de São Paulo que proíbem bebidas alcoólicas em estádios. A decisão do colegiado foi unânime.

Já no STF, os ministros mantiveram, em agosto de 2021, leis estaduais da Bahia e de Minas Gerais que liberam venda de bebidas alcoólicas em eventos esportivos, estádios e arenas desportivas. O relator, ministro Edson Fachin, considerou constitucionais os dispositivos.

Na Copa do Mundo de 2014, ocorrida no Brasil, a lei geral não trazia veto ao consumo de álcool nos estádios.  

Patrocínio

Patrocínio Migalhas