MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MS que questiona Mais Médicos tem liminar indeferida pelo STF
MP 621/13

MS que questiona Mais Médicos tem liminar indeferida pelo STF

Não é dado ao Judiciário, como regra, proceder à avaliação do mérito de políticas públicas, especialmente no tocante ao reexame dos critérios de sua oportunidade e conveniência.

Da Redação

sábado, 27 de julho de 2013

Atualizado às 12:36

O presidente em exercício do STF, ministro Ricardo Lewandowski, indeferiu pedido de liminar formulado pela AMB - Associação Médica Brasileira em MS impetrado contra ato da presidente Dilma Rousseff referente à edição da MP 621/13, que instituiu o programa Mais Médicos. Na Câmara, a MP do programa Mais Médicos já recebeu 567 emendas que serão analisadas por comissão especial, a ser instalada no próximo dia 7.

No MS, a AMB alega que as regras estabelecidas na MP, "a despeito de seu cunho social", violariam disposições constitucionais e ofenderiam direitos individuais como o do livre exercício profissional. Sustenta também que o Executivo teria desrespeitado o devido processo legislativo e deixado de observar os pressupostos constitucionais de relevância e urgência para a edição de medida provisória (artigo 62 da CF).

A associação argumenta que a necessidade de revalidação de diplomas obtidos no exterior é "direito líquido e certo da classe médica e da população", e que o programa, ao impor o exercício profissional de seus participantes em locais predefinidos, limitaria "o exercício pleno da dignidade da pessoa humana". A entidade sustenta ainda que a MP viola o artigo 37, inciso II, da CF ao permitir o ingresso de profissionais estrangeiros sem prévia aprovação em concurso público.

Decisão

Ao indeferir a liminar, o ministro Lewandowski assinalou que, "em que pesem os elevados propósitos da AMB", dados oficiais demonstram que, de 2003 a 2011, o número de novos empregos para médicos superou em 54 mil o número de graduados em medicina no país.

"O Brasil possui apenas 1,8 médicos para cada mil habitantes, desigualmente distribuídos", afirmou, lembrando que a média é inferior à de países como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9), Espanha (4), Itália (3,5) e Alemanha (3,6). Tais dados, segundo o ministro, apontam que o programa "configura uma política pública da maior importância social, sobretudo ante a comprovada carência de recursos humanos no SUS". O cenário, a seu ver, "indica a existência de periculum in mora inverso, ou seja, o perigo na demora de fato existe, porém milita em favor da população".

Para o ministro, "não é dado ao Judiciário, como regra, proceder à avaliação do mérito de políticas públicas, especialmente no tocante ao reexame dos critérios de sua oportunidade e conveniência", objeto de decisões de cunho político. No exame preliminar da questão, por sua vez, o ministro constata que as razões articuladas pela AMB parecem ter como objetivo a declaração de inconstitucionalidade da MP 621 sem apontar, no entanto, nenhuma situação concreta.

"A AMB somente apontou inconstitucionalidades in abstract", afirma Lewandowski. "Entretanto, como se sabe, o mandado de segurança não é sucedâneo de ação direta de inconstitucionalidade", prossegue, citando precedentes do STF neste sentido.

Com relação à alegação de ausência de relevância e urgência, a decisão esclarece que não compete ao STF aferir a presença de tais critérios, e sim ao Executivo e ao Legislativo, a não ser em casos de flagrante desvio de finalidade ou abuso de poder. "Em uma primeira análise, tais vícios não se afiguram evidentes, e não me parece juridicamente possível discutir, com certeza e liquidez, critérios políticos de relevância e urgência na via estreita do mandado de segurança, que sequer admite dilação probatória", concluiu.

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...