MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sinthoresp denuncia Sindifast e empresas de fast food por redução de direitos trabalhistas
Direitos trabalhistas

Sinthoresp denuncia Sindifast e empresas de fast food por redução de direitos trabalhistas

De acordo com o Sinthoresp, o conluio entre o Sindifast e as empresas de fast food evidencia-se e demonstra que "o surgimento da rede entidade sindical de fast food tem por objetivo real e concreto o aviltamento das condições de trabalho".

Da Redação

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Atualizado em 6 de agosto de 2013 21:04

O Sinthoresp encaminhou ao MPT denúncia contra o Sindifast - Sindicato dos Trabalhadores em empresas de refeições rápidas e outras 20 empresas de fast food por obtenção de lucros através da redução dos direitos trabalhistas de funcionários.

De acordo com o Sinthoresp, o conluio entre o Sindifast e as empresas de fast food evidencia-se e demonstra que "o surgimento da rede entidade sindical de fast food tem por objetivo real e concreto o aviltamento das condições de trabalho" de seus empregados. Os salários dos trabalhadores tiveram redução de mais de R$ 200, o adicional noturno caiu de 25% para 20% e as empresas foram desobrigadas de remunerar em dobro o trabalho aos domingos e feriados.

Segundo a denúncia, a relação do Sindifast com as empresas em fast food demonstra-se pela intervenção empresarial constatada nas atividades do sindicato. O texto ressalta, por exemplo, que o Sindifast atuou como assistente da rede de fast food McDonald's em ações que tramitaram na Justiça, a fim de evitar que a empresa fosse condenada ao pagamento das diferenças salariais decorrentes da aplicação de piso inferior ao dos trabalhadores em restaurantes.

O Sinthoresp alerta que, ao admitir as práticas ilegais das empresas em fast food e operar para legitimá-las, ao invés de atuar na defesa dos trabalhadores, o Sindifast torna-se coautor de tais atos.

Dessa forma, o Sinthoresp pediu ao MPT que apure o crime de desvio de finalidade que é praticado pelo Sindifast, ao desviar as contribuições descontadas dos trabalhadores para atuar contra estes, "deixando-os à mercê dos interesses empresariais e da própria diretoria do sindicato de fast food".

Por fim, o Sinthoresp pede ao MPT a necessária atenção a todos os fatos narrados na denúncia, "por se tratar de direitos de milhares de trabalhadores, que, abandonados até este momento pelo Poder Público, enxergam somente na representação sindical do Sinthoresp, a sua última esperança".

_______

Patrocínio

Patrocínio Migalhas