MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sinthoresp recorre de decisão que arquivou inquérito civil contra redução de direitos trabalhistas
Direitos trabalhistas

Sinthoresp recorre de decisão que arquivou inquérito civil contra redução de direitos trabalhistas

Sindicato luta para que MPT/SP apure formação de conluio entre Sindifast e 20 empresas de fast food

Da Redação

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Atualizado às 14:56

O Sinthoresp interpôs recurso administrativo contra decisão do MPT/SP de arquivar o pedido de instauração de inquérito civil para apurar a formação de conluio entre o Sindifast - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Refeições Rápidas e 20 empresas de fast food para obtenção de lucros através da redução dos direitos trabalhistas de seus funcionários.

De acordo com denúncia do Sinthoresp, o Sindifast "foi criado com o objetivo real e concreto de reduzir as condições de trabalho dos empregados em fast food e atende aos interesses das empresas". O Sinthoresp alega que o Sindifast contaria com a intervenção empresarial nas atividades do sindicato, o que estaria prejudicando os trabalhadores das redes de fast food.

"O Sindifast traduz-se em uma entidade com falta de representatividade, pois além dispor de uma Convenção Coletiva de Trabalho que reduziu os direitos dos trabalhadores e, consequentemente, aumentou o lucro das empresas, também se desviou de sua finalidade, sendo imprescindível que o poder público investigue essa incongruência", afirmou o Sinthoresp.

O MPT/SP justificou o arquivamento sob entendimento de que a denúncia trata de disputa por representatividade sindical, que "pode e deve ser feita diretamente, sem a interferência do Ministério Público do Trabalho, ainda mais considerando-se que ambas entidades sindicais contam com departamentos jurídicos e seus próprios advogados".

O Sinthoresp recorreu da decisão e afirmou que sempre teve conhecimento de sua legitimidade para enfrentar sozinho a questão das fraudes que são objeto da denúncia feita ao MPT/SP, e é capaz de fazê-lo.

O Sindicato ainda ressaltou que o pedido de instauração do inquérito civil não tem como objetivo resolver a disputa sindical, que já é alvo de outras ações judiciais, afirmando que "o que se busca nesta denúncia é o estancamento das condutas erradas que são praticadas pelo sindicato de fast food". De acordo com o advogado gerente jurídico do Sinthoresp, Rodrigo Rodrigues, o Sindifast deve compor o acordo "já que foi quem deu causa as diferenças pleiteadas, devendo também reparar o dano causado ao trabalhador", afirmou.

  • Inquérito Civil: 002093.2013.02.000/01

_______________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas