MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Admitida reclamação que discute legalidade de tarifas bancárias
STJ

Admitida reclamação que discute legalidade de tarifas bancárias

A ministra admitiu o processamento de reclamação com pedido de liminar contra decisão de juizado especial de SP, por constatar divergência com o entendimento do STJ.

Da Redação

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Atualizado às 15:33

A ministra Isabel Gallotti, do STJ, admitiu o processamento de Rcl com pedido de liminar contra decisão de juizado especial de SP, por constatar divergência com o entendimento consolidado na Corte Superior a respeito de cobrança de tarifas em razão de serviços administrativos prestados por instituições financeiras.

Em decisão anterior, o Colégio Recursal da 14ª Circunscrição Judiciária de Barretos/SP entendeu ser ilegítima a cobrança de tarifas bancárias decorrentes de serviços prestados pelo Banco Fibra S/A. O Banco então ajuizou ação contra o acórdão, sob o argumento de que a decisão diferia de jurisprudência do STJ.

Ao analisar a ação, a ministra Isabel Gallotti, relatora, constatou ter havido divergência e afirmou que "a pretensão do reclamante encontra respaldo na pacífica jurisprudência desta Corte, especificamente no que tange à legalidade da cobrança de tarifas administrativas para abertura de crédito e emissão de carnê/boleto".

A relatora determinou, então, a suspensão do feito na origem até o julgamento final dos recursos. A matéria será apreciada pela 2ª seção do STJ.

Confira a decisão.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...