Migalhas

Sábado, 22 de fevereiro de 2020

ISSN 1983-392X

Semana do 11

Profissionais indicam o caminho para o sucesso em carreiras do Direito

Ser um profissional bem-sucedido na área do Direito envolve diversos fatores, que vão desde o domínio da ciência jurídica às íntimas convicções pessoais.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Alcançar o sucesso em carreiras na área do Direito envolve múltiplos fatores, que vão desde o domínio de ciência e técnica jurídicas até experiências culturais, essenciais para complementar a bagagem de um profissional exemplar. Os segredos, no entanto, não param por aí: para se dar bem, é preciso estar sempre atualizado, dedicar-se e, acima de tudo, acreditar no que faz.

Às vésperas do Dia do Advogado, confira o que têm a dizer os experientes e destacados profissionais da área André Zanatta (Departamento Jurídico do Google), Joaquim Manhães Moreira (Manhães Moreira Advogados Associados), José Luis Freire (TozziniFreire Advogados) e Vantuil Abdala (Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados).

André Zanatta de Castro

O que é preciso para ter sucesso na carreira?

"É preciso ter muita disposição para o trabalho, sede de aprendizado, visão estratégica e flexibilidade. É essencial buscar conhecimento técnico que agregue valor às suas recomendações legais, conhecer bem os seus clientes (sejam internos, sejam externos) e entender quais são as suas prioridades. Também é muito importante estar alinhado com os princípios da empresa e acreditar neles."

Qual o conselho para quem está começando?

"O principal desafio é gerir prioridades com eficiência quando se trabalha com diferentes áreas e diferentes assuntos. Conselhos para quem está começando: fazer sempre o seu melhor, tanto profissional como academicamente, e procurar se divertir com o seu trabalho. Fazendo o que você gosta e defendendo valores nos quais você acredita, as chances de crescer profissionalmente são muito maiores."

Joaquim Manhães Moreira

O que é preciso para ter sucesso na carreira?

"O advogado precisa ter uma convicção íntima e inquebrantável de que é possível fazer justiça ao ser humano, atribuindo-lhe o que lhe é devido, através da operação do Direito e da aplicação plena do ordenamento jurídico. Necessita, também, ter o gosto, a habilidade e o conhecimento para auxiliar na materialização desse ideal ao mesmo tempo em que tira dele o seu sustento, com ética e probidade. Os requisitos para o sucesso do profissional do Direito variam de acordo com a área da atuação e o momento vivido pela sociedade. Na prática das matérias jurídicas englobadas pelo conjunto que se convencionou chamar de "Direito Empresarial", dentro do qual estão as regras Tributárias, Contratuais, Societárias e Trabalhistas (estas sob a perspectiva do empregador) um bom ponto de partida é o domínio das complexidades e desafios trazidos pela inovação tecnológica, pela globalização da economia e pela "desmaterialização" dos negócios jurídicos e das operações econômicas, determinadas pelo uso da Internet. O atual operador do direito empresarial desempenha um papel de elemento de conexão (ou "interface") entre um mundo dos negócios que atua na velocidade da luz, e os sistemas normativos e aparatos judiciários que lutam para acompanhar as evoluções.

Ao advogado praticante do Direito Empresarial é concedida a grande oportunidade de ajudar a moldar um mundo dos negócios mais sustentável e ético, através da sua contribuição decisiva para a implantação de uma mentalidade de observância integral das normas e dos princípios éticos no ambiente empresarial ("compliance"). Isso sem esquecer sua grande missão de trabalhar continuamente para o aperfeiçoamento do Direito, lutando para que a jurisprudência atenda cada vez mais às justas expectativas da sociedade."

Qual o conselho para quem está começando?

"Algumas recomendações: Valorizar o conhecimento e a identificação dos fatos com a mesma intensidade com que valoriza as fontes do Direito; aplicar criatividade à metodologia do trabalho jurídico sem se afastar dos princípios legais e éticos; não temer contrariar soluções jurídicas tradicionais, por mais cristalizadas que estejam."

José Luis Freire

O que é preciso para ter sucesso na carreira?

"O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido. Seja em que área o advogado desejar se colocar, ele tem que se diferenciar para ter sucesso. Uma forma é tentar um intercâmbio ou um mestrado no exterior. Hoje, incentivamos isso, mas os próprios advogados já têm o estudo no exterior em mente, sejam os que atuam no contencioso ou no consultivo. Mas, antes disso, acumular experiência de pelo menos três anos no mercado de trabalho ajuda a aproveitar melhor a pós-graduação. Por exemplo, nos Estados Unidos, as aulas são muito participativas e as pessoas, por muito mais vezes, querem dar suas opiniões, então, se o aluno já vem com uma experiência, ele participa mais e tem condições de ver, daquilo que se está aprendendo, comparando com aquilo que já fez profissionalmente, o que está ajudando e se pode aplicar. Depois do mestrado, é muito comum também que os advogados façam um período de treinamento no exterior. É importante ver como funciona uma sociedade de advogados lá fora, ou mesmo uma empresa. A experiência cultural, além da experiência profissional, também é muito importante."

Qual o conselho para quem está começando?

"É importante cursar uma boa faculdade e aproveitar os dois primeiros anos do curso para ter experiências diversas. A partir daí, o estudante deve procurar um estágio em uma instituição de reputação. É essencial planejar a carreira, ter uma estratégia, se perguntar “o que eu quero fazer?", "com que área eu me identifico mais?”. Também é importante para o advogado jovem uma especialização logo de início; facilita a carreira o fato de estar em um escritório e poder falar "o advogado conhece essa área", pois se começa a receber mais serviços naquela determinada área.

Existe um distanciamento grande entre currículos oferecidos pelas faculdades e a prática, mas as escolas estão fazendo um esforço de começar a introduzir outros assuntos. As matérias que a faculdade não oferece precisam ser estudadas e aprendidas através de cursos de especialização. Por meio de LL.M. (Mestrado em Direito no exterior), por exemplo, o profissional pode começar a focar em algumas dessas outras áreas. Os escritórios também precisam proporcionar treinamento para isso. TozziniFreire possui uma Diretoria Técnica, que foi pioneira no Brasil, para fins de seleção de treinamento de advogados, apesar de o ano inteiro estarmos nesse processo de aprendizado pela própria prática dentro do escritório."

Vantuil Abdala

O que é preciso para ter sucesso na carreira?

Naturalmente, há muitas razões que levam ao sucesso de um advogado na carreira, mas há uma que me parece aplicar-se a todas as situações, qual seja: o domínio da ciência jurídica, para o que é fundamental permanente estudo. Para a ascensão em uma carreira pública ou mesmo para boa atuação como magistrado o fundamental, ademais, a intensa dedicação ao trabalho e alto espírito de imparcialidade e justiça.

Qual o conselho para quem está começando?

Penso que quem está começando deve continuar a estudar muito e procurar escrever alguma matéria jurídica a publicação em qualquer tipo de mídia. O ato de escrever uma matéria jurídica, além de aperfeiçoar o autor na técnica de redação ainda motiva-o para estudar o tema. Ao publicá-la, se acrescenta um título ao currículo e divulga seu nome. Diria também ao jovem profissional para se dedicar muito a tudo o que se propuser a fazer, mesmo se ainda tiver dúvidas sobre o qual caminho trilhar. As pessoas dedicadas sempre impressionam e são lembradas. Cultive uma rede de relacionamentos profissionais desde o início do curso. Seus contatos serão sempre úteis durante sua carreira.

patrocínio

últimas quentes

-