Michael Page

Pesquisa aponta domínio do inglês por profissionais

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Uma Pesquisa realizada pela Michael Page revela que entre os profissionais executivos da área jurídica no Brasil, 50% são fluentes no idioma inglês, e entre os técnicos e analistas da área jurídica, 32% possuem fluência no idioma.

Milhares de profissionais no Brasil, Argentina, Chile e México responderam a pesquisa que tinha como objetivo criar um mapeamento da proficiência do idioma inglês na América Latina.

A pesquisa contou com a participação de profissionais de diversos setores, cargos e níveis profissionais, separados em dois grupos: média e alta gerência (executivos) e profissionais técnicos e de suporte à gestão (profissionais técnicos e analistas); e foi realizada através de abordagem por e-mail confidencial, com um sistema de envio e tabulação de respostas que não permite identificar o respondente.

Para apresentar o nível de proficiência no idioma dos profissionais foi utilizado o padrão de fluente, avançado; intermediário; básico e não possui.

Entre os profissionais executivos da área jurídica no Brasil

Nível

Fluente

Avançado

Intermediário

Básico

Não possui

%

50%

21%

19%

7%

3%

Quando comparado com profissionais de outras áreas, os profissionais executivos do Marketing são os que apresentam maior domínio do inglês, 54% são fluentes; apenas 4% a mais que os da área jurídica.

Entre os profissionais técnicos e analistas da área jurídica no Brasil

Nível

Fluente

Avançado

Intermediário

Básico

Não possui

%

32%

22%

29%

15%

2%

Os profissionais técnicos e analistas da área de suprimentos e logística são os que alcançam maior fluência, 41%; neste caso, 9% a mais que os da área jurídica.

_______