MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cartórios de AL vão realizar mediação e conciliação em questões patrimoniais
Resolução de conflitos

Cartórios de AL vão realizar mediação e conciliação em questões patrimoniais

Provimento 18 da CGJ-AL considera resolução 125 do CNJ.

Da Redação

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Atualizado às 09:04

A Corregedoria-Geral de AL publicou, no dia 7/8, o provimento 18/13, que autoriza notários e registradores a realizar mediação e conciliação de direitos patrimoniais nas serventias de que são titulares. A atribuição poderá estender-se somente ao 1º substituto, e deverá ocorrer em sala destinada a tal fim, durante o horário de atendimento ao público.

Ao receber o requerimento para realizar mediação ou conciliação, o notário ou registrador deverá designar, de imediato, data e hora para a realização de sessão reservada, e poderá exigir depósito prévio dos valores relativos aos emolumentos e das despesas pertinentes aos atos. O interessado na audiência poderá escolher o modo de intimação da outra parte, a quem cabe decidir se quer participar ou não da sessão.

Para desempenhar a função, os notários devem comunicar formalmente o corregedor-Geral da Justiça do Estado, enviando, também, um documento que comprove realização de curso de qualificação, habilitando o funcionário a desempenhar as funções de mediação e conciliação. A documentação estará sujeita à aprovação do Núcleo Permanente de Métodos Consensual de Solução de Conflitos do Poder Judiciário de AL, que manterá cadastro e acompanhamento para esta finalidade.

Ainda deverão ser observados alguns princípios próprios da atividade, além daqueles decorrentes da qualidade de delegatário, como confidencialidade, imparcialidade, independência e autonomia. Foram considerados os propósitos instituídos pela resolução 125 do CNJ para fixação dos critérios de capacitação e avaliação periódica.

O provimento entra em vigor 30 dias após a data de sua publicação.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA