MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gol deve reservar duas poltronas por aeronave para pessoas com deficiência
Carentes

Gol deve reservar duas poltronas por aeronave para pessoas com deficiência

Comprovadamente carentes terão direito ao passe livre e gratuito em todos os voos realizados em território nacional.

Da Redação

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Atualizado às 09:51

A Gol Transportes Aéreos S/A deverá assegurar, às pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, o direito ao passe livre e gratuito, mediante a reserva mínima de duas poltronas, por aeronave, em todos os voos realizados em território nacional. A 5ª turma do TRF da 1ª região, por unanimidade, também condenou a companhia aérea ao pagamento de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 50 mil.

O MPF ajuizou ACP contra a União e contra a empresa requerendo a concessão de tutela antecipada para assegurar o direito aos portadores de deficiência. O juízo da 1ª vara Federal da subseção judiciária de Uberlândia/MG negou o pedido alegando ausência de regulamentação da lei 8.899/94, no tocante ao transporte aéreo, e afirmando que a concessão da medida implicaria em desequilíbrio do contrato de concessão firmado pela União e pela empresa aérea concessionária do serviço.

O MPF recorreu ao TRF destacando que seu pedido "limita-se a ordenar-se a fiel observância do quanto restou estabelecido no art. 1º da Lei 8.894/94". Sustentou ainda que eventual desequilíbrio financeiro do contrato de concessão em referência "haveria de ser resolvido em outras instâncias, não se podendo admitir que sirva de suporte para negar-se o exercício do direito legalmente assegurado aos portadores de deficiência".

A União sustentou em sua defesa a inadequação da via eleita, ao argumento de que a presente ação estaria sendo utilizada "como substitutiva de ação direta de inconstitucionalidade por omissão do poder público".

Ao analisar o caso, o relator, desembargador Federal Souza Prudente, não concordou com o argumento da União, de inadequação da via eleita. "Diferentemente do que sustenta a União Federal, por intermédio da presente ação busca-se o efetivo cumprimento de disposição legal, devidamente regulamentada, em que se assegurou aos portadores de deficiência física, comprovadamente carentes, o direito ao livre acesso gratuito aos serviços de transporte interestadual", ponderou.

De acordo com o magistrado, o art. 1º da lei supracitada e o art. 1º do decreto 3.691/00 "em momento nenhum fazem qualquer ressalva quanto aos serviços de transportes interestaduais, na sua modalidade aérea, afigurando-se desinfluente a circunstância de que a Portaria Interministerial 03/2001 tenha disciplinado, apenas, a forma em que se operaria a concessão do Passe Livre às pessoas portadoras de deficiência, comprovadamente carentes, no sistema de transporte coletivo interestadual, em suas modalidades rodoviária, ferroviária e aquaviária".

O desembargador ainda destacou em seu voto que todas as demais companhias aéreas que operam no aeroporto de Uberlândia estão cumprindo as determinações da legislação mediante a concessão de passe livre às pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, "não se podendo admitir que apenas a empresa promovida – GOL Transportes Aéreos S/A – permita-se ao seu descumprimento".

Por fim, o relator salientou que as orientações jurisprudenciais do STF e do próprio TRF da 1ª região são no sentido de que "eventual desequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão celebrado pela empresa concessionária do serviço de transporte interestadual de passageiro deverá ser submetido ao exame da Administração, não servindo de óbice à concessão do benefício em referência, sob pena de inviabilizar-se um dos objetivos fundamentais inseridos na Constituição Federal da República Federativa do Brasil, no sentido de se construir uma sociedade livre, justa e solidária".

  • Processo: 03120-16.2006.4.01.3803

Fonte: TRF da 1ª região

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...