MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SC pode fixar valor de anuidade
Pagamento

OAB/SC pode fixar valor de anuidade

Decisão é da 4ª turma do TRF da 4ª região contra limitação da anuidade em R$ 500.

Da Redação

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Atualizado às 17:43

Lei 12.514/11, que trata das contribuições devidas aos conselhos profissionais em geral, não afasta a prerrogativa da OAB de fixar o valor de sua anuidade, por meio de ato normativo infralegal. A decisão é do TRF da 4ª região, que negou, por unanimidade, provimento à apelação de advogado.

De acordo com os autos, a ação foi inicialmente ajuizada perante a subseção judiciária de Joinville/SC, na qual se requeria a limitação da cobrança da anuidade de 2012 da seccional catarinense da OAB ao valor de R$ 500, previsto na lei 12.514.

Para a desembargadora Federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, da 4ª turma do TRF da 4ª região, não há razão para declarar a inconstitucionalidade da referida lei, como também entendeu juízo de 1º grau. Segundo ela, no entanto, os arts. 3º a 11 da norma, de caráter geral, "não afastam a prerrogativa da Ordem dos Advogados do Brasil de fixar o valor de sua anuidade, por meio de ato normativo infralegal, consoante o preceituado pelo art. 46 da Lei n.º 8.906/1993, norma de caráter especial".

Conforme pontuou a magistrada, o tribunal já manifestou entendimento no sentido de que a inconstitucionalidade apontada dos arts. 3º a 11 da lei, "fundada na vedação de emenda parlamentar aditiva de matéria estranha ao projeto do Executivo, considera-se na atualidade unicamente existente quando a prática ensejasse inserção de disciplina normativa reservada à iniciativa legislativa extraparlamentar, com usurpação da prerrogativa iniciadora e, por conseguinte, da separação de Poderes".

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA