MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Policial do RJ é condenado por morte de estudante de Direito
Homicídio

Policial do RJ é condenado por morte de estudante de Direito

A decisão é do 1° Tribunal do Júri da Capital do TJ/RJ.

Da Redação

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Atualizado às 09:28

O 1° Tribunal do Júri da Capital do TJ/RJ condenou nesta quinta-feira, 22, um policial militar a um total de 22 anos de prisão, por homicídio qualificado e fraude processual, pela morte de um estudante de Direito, no Rio, em abril de 2008. Outros dois policiais, também denunciados, foram absolvidos.

O crime foi cometido na madrugada do dia 28/4/08, na rua Tirol, localizada no bairro Freguesia, Zona Oeste do Rio. Segundo denúncia do MP/RJ, o estudante voltava de moto com amigos de um baile funk no Castelo das Pedras e foi morto com um tiro no rosto. Os policiais faziam ronda na área e o estudante, segundo amigos, teria tentado escapar porque estava sem documentos.

Os PMs alegaram que o jovem estava armado e, após o crime, colocaram o corpo na mala da viatura a fim de levá-lo para o hospital.

Na decisão, o juiz titular Fábio Uchôa destaca que o policial agiu com intensa culpabilidade, "na medida em que perseguiu a vítima numa caçada implacável, como um verdadeiro predador no encalço de sua presa, para, enfim, abatê-la com um disparo covarde em sua nuca". Não satisfeito, o PM, segundo a sentença, ao invés de dirigir-se ao hospital mais próximo, demorou cerca de uma hora para se apresentar a um hospital na Barra da Tijuca.

O juiz observou também que "nesse crime o réu agiu com intensa culpabilidade, na medida em que não satisfeito com a barbaridade já praticada, fraudou a colocação de uma arma de fogo nas mãos da indefesa vítima, evidentemente buscando livrar-se de forma escusa e temerária de sua irresponsabilidade".

Processo: 0102153-31.2008.8.19.0001

Patrocínio

Patrocínio Migalhas