MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente do sistema Sesc/Senac é afastado do cargo
Conselho Nacional

Presidente do sistema Sesc/Senac é afastado do cargo

Antonio Domingues de Oliveira Santos teria sido punido pelo TCU, em razão de contas reprovadas, não podendo permanecer à frente do referido órgão.

Da Redação

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Atualizado às 09:21

O presidente do Conselho Nacional do sistema Sesc/Senac, Antonio Domingues de Oliveira Santos, foi afastado após mais de 30 anos no cargo. O juiz de Direito Josimar de Miranda Andrade, da 20ª vara Cível do RJ, entendeu que Santos foi punido pelo TCU, não podendo permanecer à frente do órgão.

Na ação, a Federação do Comércio do RJ - Fecomércio/RJ e a administração regional do RJ do Sesc e do Senac alegam que o presidente, eleito para o sistema "S" nacional na década de 80, vem exercendo tal função com "mãos de ferro". Afirmam que durante este período, existem divergências e contestações em decorrência das perseguições contra seus insurgentes, jamais admitindo o então presidente "a possibilidade de outras pessoas se apresentarem como alternativa à sua gestão".

De acordo com a inicial, o TCU considerou irregulares e ilegais contas apresentadas por Santos em atos de contratação de serviço "sem observância dos procedimentos aplicáveis, causando danos ao sistema". Conforme alegam os autores, o regimento interno prevê perda do mandato em caso de rejeição de contas.

Os réus alegam que a demanda proposta pelos autores seria temerária, uma vez que as prestações de contas foram aprovadas pelos conselhos nacionais do Sesc e do Senac, e que as irregularidades reconhecidas pelo TCU não significam "rejeição das contas em sua totalidade". Afirmam que os valores irregularmente apontados para contratação de serviços e bens, na época quase R$ 1 milhão, representava "apenas e tão somente 0,49% do orçamento anual". Sustentam que o órgão competente para aprovar ou rejeitar as contas não seria o TCU, mas sim os citados conselhos nacionais.

O juiz Josimar de Miranda Andrade considerou que a hipótese retrata conduta incompatível com cargo de presidente da Confederação Nacional do Comércio, onde seu presidente teve suas contas rejeitadas pelo TCU em exercício passado. Para o magistrado, não se questiona o valor dos contratos irregulares, tendo o tribunal de contas sido brilhante ao reconhecer que a contratação dispensou concorrência. "O princípio da moralidade constitucional previsto na Carta Maior não limita nem fixa valores para prática de atos constitucionais ilegais", afirmou o magistrado.

Segundo Josimar, o TCU é órgão competente para fiscalizar tais contas e não se pode "desconsiderar sua decisão brilhantemente elencada". O juiz ressaltou que, em razão da punição determinada pelo TCU, Santos não pode permanecer à frente do órgão. Assim como consta no regimento do Sesc, o próprio regimento interno do conselho, em seu art.10, prevê o afastamento dos membros "que tiverem suas contas rejeitadas, em virtude de decisão de órgão competente, relativo a administração do SENAC ou de qualquer entidade sindical".

Em antecipação de tutela concedida no início do ano, o juiz considerou a "situação desagradável atinente a moralidade que afetava o país naquela época e que são hoje evidentemente demonstradas em desrespeito total ao princípio da moralidade". O desembargador Fernando Cerqueira Chagas, da 15ª câmara Cível do TJ/RJ, no entanto, havia determinado a recondução de Santos ao cargo.

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA