MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Canal de TV para bebês terá que fazer ajustamento de conduta
Publicidade

Canal de TV para bebês terá que fazer ajustamento de conduta

Representação do Instituto Alana resultou em TAC com o MP.

Da Redação

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Atualizado às 08:30

O MP/SP firmou um TAC com a Fox Latin America Channels do Brasil, responsável pela programação do "BABYTV" - atração voltada para crianças de zero a três anos de idade e veiculada pelo canal de televisão por assinatura Fox Life - para que a emissora insira e mantenha em sua página na Internet textos que advirtam os pais sobre as etapas do desenvolvimento infantil com análises de especialistas da área, além de sugestões de interação entre pais e filhos.

O acordo foi firmado em dezembro do ano passado e, na semana passada, foi homologado pelo Conselho Superior do MP. A programação do canal era divulgada como educativa, mas não existem estudos que comprovem que assistir TV nessa idade faz bem. Para apurar prejuízos ao desenvolvimento físico e mental de crianças menores de três anos de idade em decorrência da exposição à televisão, a Promotoria de Justiça havia instaurado um inquérito civil, a partir de uma representação feita pelo Instituto Alana, que resultou no TAC.

A publicidade, abusiva e enganosa, contradiz pediatras e especialistas em desenvolvimento infantil. Eles apontam que "existem evidências em diferentes trabalhos científicos, bem como parecer da Sociedade de Pediatria de São Paulo e recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria e Academia Americana de Pediatria para que crianças menores de dois anos não assistam televisão, independentemente de seu conteúdo".

Nos termos do TAC, a Fox também terá de "a obrigação de manter a divulgação, na programação veiculada pela televisão, da página eletrônica acima citada com, pelo menos, uma inserção a cada hora, no período compreendido entre 6 e 22 horas."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas