MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Execuções fiscais representam um terço dos processos em tramitação no país
Justiça em números

Execuções fiscais representam um terço dos processos em tramitação no país

CNJ divulgou a nona edição do Relatório Justiça em Números. O documento traz informações sobre o comportamento da Justiça brasileira e o perfil de cada tribunal.

Da Redação

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Atualizado às 15:07

Dos 92,2 milhões de processos em tramitação no Judiciário brasileiro, 1/3 - 29,3 milhões - são processos de execução fiscal. Dado faz parte da 9ª edição do "Relatório Justiça em Números", divulgado nesta terça-feira, 15, pelo CNJ, que mostra também que o número de novas ações supera o de casos julgados nas Cortes brasileiras.

Os casos de execução fiscal são responsáveis por

40% do estoque de processos pendentes, mas representam apenas 13% dos casos novos. No total, as execuções fiscais apresentam uma taxa de congestionamento de 89%, ou seja, a cada 100 processos, apenas onze são baixados ao longo do ano.

Destaca-se que dos 29,3 milhões processos de execução fiscal que tramitam, 87,2% estão na Justiça estadual, 12,2% na JF e apenas 0,9% na JT. O estudo simula, então, que impacto teria a retirada de todos estes processos sobre os principais indicadores do Poder Judiciário.

O resultado é que a taxa de congestionamento, mensurada em 69,9% no ano de 2012, cairia para 60,9%. O percentual de processos baixados também sofreria melhora significativa e ultrapassaria os 100%, patamar mínimo para se evitar o acúmulo de processos. O número de processos em trâmite cairia de 92,2 milhões para 63 milhões. Nesse mesmo exercício, na Justiça Estadual, a taxa de congestionamento cairia de 73,3% para 64,5% e, na JF, a queda seria ainda mais acentuada, de 11,4 pontos percentuais.

Produtividade

O relatório indica que houve aumento nos números de processos baixados, sentenças e decisões proferidas, chegando-se a patamares semelhantes à demanda. No ano passado, o número de processos baixados (solucionados) cresceu 7,5% e chegou a 27,8 milhões de processos, e o número de sentenças ou decisões proferidas foi 4,7% maior (24,7 milhões).

No entanto, a quantidade de processos que ingressam cresce mais significativamente que o quantitativo de sentenças e o de baixas e, de acordo com o estudo, a grande maioria dos tribunais, com exceção da Justiça Federal, não consegue dar vazão em relação ao estoque existente.

O crescimento de casos novos desde 2009 (14,8%) é superior ao de processos baixados (10%) e de sentenças (4,7%). Com isso, o estoque de casos pendentes vem crescendo ano a ano (aumento de 2,6% em 2012 e de 8,9% no quadriênio).

Justiça em número

Relatório traz informações sobre o comportamento da Justiça brasileira em 2012 e o perfil de cada tribunal, a partir de referências sobre orçamento, recursos humanos, litigiosidade, congestionamento e produtividade, fornecidos pelos próprios tribunais.

  • Confira o resumo da pesquisa.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA