MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para OAB/ES, uso de nome social nas escolas de Vitória deve ser permitido
Orientação sexual

Para OAB/ES, uso de nome social nas escolas de Vitória deve ser permitido

Lei municipal 8.457/13 obriga escolas da capital a usarem o nome civil dos alunos nos registros dos documentos escolares.

Da Redação

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Atualizado às 09:14

A OAB/ES pretende ajuizar ADIn para que transexuais e travestis possam utilizar o nome social nas escolas de Vitória. "O direito ao uso do nome social por travestis e transexuais permite que se reconheçam e que sejam identificados em seu meio social e na comunidade", afirma a vice-presidente da seccional, Flávia Maia Brandão Perez.

De acordo com a lei municipal 8.457/13, os estabelecimentos de ensino da capital, públicos e particulares, devem usar somente o nome civil dos alunos nos registros dos documentos escolares.

Para o presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da seccional, Cláudio de Oliveira Santos Colnago, a lei viola a dignidade da pessoa humana. "Nossa Constituição estabelece a proteção igual a todos independentemente da orientação sexual. O Estado não pode criar barreiras para inclusão. A obrigatoriedade causa constrangimento em sala de aula e em todo âmbito escolar, fazendo com que ocorra evasão escolar", comenta.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA