MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF cassa multa por litigância de má-fé aplicada a advogados do MS
ADIn 2.652

STF cassa multa por litigância de má-fé aplicada a advogados do MS

A OAB ajuizou Rcl por entender que as multas aplicadas aos advogados contrariam posicionamento da Corte no julgamento da ADIn 2.652.

Da Redação

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Atualizado em 21 de novembro de 2013 15:05

O ministro Celso de Mello, do STF, julgou procedente Rcl (16.043) da OAB/MS e cassou decisão de juiz de Direito da 5ª vara da Fazenda Pública e de Registros Públicos da comarca de Campo Grande que condenou três advogados por litigância de má-fé.

A OAB ajuizou Rcl por entender que as multas aplicadas aos advogados contrariam posicionamento da Corte no julgamento da ADIn 2.652, ocasião em que o Supremo decidiu dar interpretação conforme a CF ao parágrafo único do art. 14 do CPC, segundo a redação dada pela lei 10.358/01. O parágrafo único do art. 14 faz uma ressalva ao inciso V do mesmo artigo, que impõe a obrigação a aqueles que tomam parte no processo de não criar embaraços à efetivação dos provimentos judiciais. Segundo o parágrafo, o disposto não se aplica aos advogados que se sujeitam exclusivamente ao Estatuto da OAB.

O procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, manifestou-se pela procedência da Rcl com o fundamento de que de acordo com a decisão do STF são excluídos da sanção pecuniária prevista no citado dispositivo legal todos os advogados, públicos e particulares, igualmente alcançados pelas prerrogativas, direitos e deveres previstos no Estatuto da OAB.

Janot ressaltou que antes mesmo da decisão, a interpretação que se fazia do parágrafo único do art.14 do CPC "já era no sentido da impossibilidade de aplicação de multa aos advogados particulares". Diante das razões apresentadas pelo MPF, o ministro Celso de Mello acolheu o parecer e cassou decisão reclamada.

OAB/MS

"O Código de Processo de Civil (CPC) estabelece regras e deveres das partes para o bom andamento do processo. Quando há violação de uma das partes, não é o advogado que deve ser punido", afirmou o o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

Apesar da decisão do STF, a Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas dos Advogados da OAB/MS relata que frequentemente recebe reclamações de advogados que sofreram a sanção de multa por litigância de má-fé nos autos em que atuaram somente como procuradores das partes. Desde 2010 foram cinco Rcls interpostas perante o STF. "Em todas elas foram deferidas as liminares pleiteadas para a suspensão da multa, tendo ocorrido, agora no mês de novembro, o primeiro julgamento de mérito de uma dessas reclamações, com a procedência do pedido, cassando a decisão reclamada", afirma a vice-presidente da Comissão, Silmara Salamaia.

  • Processo relacionado: Rcl 16.043

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...