MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. BNDES tenta derrubar decisão sobre acesso a relatórios de análise de crédito
Decisão

BNDES tenta derrubar decisão sobre acesso a relatórios de análise de crédito

Banco alega que relatórios de análise de crédito relacionados a operações de financiamento em valor superior a R$ 100 milhões são informação sigilosa.

Da Redação

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Atualizado às 08:44

O BNDES pede, no STF, a anulação de acórdão da 6ª turma Especializada do TRF da 2ª região que garantiu à imprensa o acesso aos relatórios de análise de crédito relacionados a operações de financiamento em valor igual ou superior a R$ 100 milhões, aprovados pela diretoria do banco no período compreendido entre 2008 e 2011.

A empresa Folha da Manhã S/A, detentora do jornal Folha de S.Paulo, e o jornalista Ricardo Balthazar ajuizaram ação contra o BNDES, alegando que a instituição teria negado o fornecimento de informação considerada de interesse público.

No TRF, a turma concluiu, por maioria, que "deve ser assegurado à população, através da imprensa, como é o caso, e também, evidentemente, nos termos da lei 12.527/11, o acesso às informações de interesse público, pertinentes à aplicação e investimento de verbas públicas", nos termos do voto do desembargador Guilherme Couto de Castro.

O banco alega que a decisão afastou a aplicação de dispositivo da LC 105/01, que dispõe sobre o sigilo das operações de instituições financeiras.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...