MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB vai ajuizar ação contra o MA para cobrar melhorias no sistema carcerário
Crise penitenciária

OAB vai ajuizar ação contra o MA para cobrar melhorias no sistema carcerário

Ação vai pedir realização de concurso público para agente penitenciário, construção e reforma de presídios no Estado e separação de presos definitivos e provisórios.

Da Redação

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Atualizado às 08:50

O Conselho Federal da OAB decidiu nesta quarta-feira, 29, ajuizar uma ação civil pública contra o MA devido aos problemas do sistema penitenciário do Estado. Entre as medidas requeridas na ação estão: a realização de concurso público para agente penitenciário, construção e reforma de presídios e separação de presos definitivos e provisórios.

"A OAB fará um acompanhamento permanente, abrindo pastas para cada presídio e cada obra de penitenciária em andamento no país, para cobrar providências dos órgãos estatais, na qualidade da gestão e no compromisso com os fundamentos da lei de execuções penais", explicou o presidente da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Segundo Marcus Vinicius, "o sistema carcerário brasileiro é uma tragédia, que vem contribuindo com o aumento da criminalidade em nosso país. É uma verdadeira universidade do crime. A reincidência é extremamente elevada. A superlotação carcerária impede qualquer tipo de política real de ressocialização".

O dirigente ainda afirmou que "não há como implementar políticas que façam com que os presos estudem e aprendam uma nova profissão, nem se brutalizem, em condições sub-humanas como as que vemos hoje".

Providências junto à ONU

No último dia 22, a OAB apresentou requerimento ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça, no qual pede à entidade que cobre providências do Brasil em relação aos presídios do Maranhão e do Rio Grande do Sul.

O Conselho tem o poder de recomendar punições a seus países integrantes quando verificados casos de violação aos direitos humanos. No começo do mês, o alto-comissariado de Direitos Humanos da ONU alertou estar "preocupado" com a situação do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís/MA, onde 64 presos foram assassinados no último ano.

Controle permanente

No próximo dia 4 será empossada a Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário, formada por Conselheiros de todos os Estados e do DF. A coordenação será presidida por Adilson Geraldo Rocha (MG), com Márcio Vitor Meyer de Albuquerque (CE) como vice-presidente e Umberto Luiz Borges D'Urso (SP) como secretário. "Esse grupo de trabalho será responsável pelo monitoramento permanente dos presídios brasileiros", destacou Marcus Vinicius.

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...