MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB pede ingresso em ação sobre salário-maternidade
Tributos

OAB pede ingresso em ação sobre salário-maternidade

A repercussão geral da matéria foi reconhecida em 2008.

Da Redação

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Atualizado em 10 de fevereiro de 2014 15:10

O Conselho Federal da OAB pediu ao STF ingresso como amicus curiae no RExt 576.967, que discute a inclusão do valor referente ao salário-maternidade na base de cálculo da contribuição previdenciária incidente sobre a remuneração. A repercussão geral da matéria foi reconhecida pelo plenário virtual em 26/4/08.

Na hipótese, o hospital, que é parte no processo, sustenta que, como o salário-maternidade não pode ser enquadrado como remuneração, a exação se caracteriza como nova fonte de custeio da seguridade social, devendo ser instituído por LC.

O Conselho Federal, ao requerer o ingresso no feito, destacou "a necessidade de eliminação de desigualdade na tributação do trabalho de homens e mulheres, com promoção da plena integração destas ao mercado".

Além do presidente Marcus Vinicius Furtado Coêlho, também assinou a petição o procurador especial tributário do Conselho Federal da OAB, Luiz Gustavo Bichara (Bichara, Barata & Costa Advogados). Atualmente, o processo está concluso ao Relator, Ministro Roberto Barroso.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas