MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Testemunha não pode ser multada por litigância de má-fé
JT

Testemunha não pode ser multada por litigância de má-fé

O falso testemunho só pode ser apurado na esfera criminal, não estando inserto na competência trabalhista.

Da Redação

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Atualizado às 08:43

A multa por litigância de má-fé não pode ser aplicada a testemunha. Entendimento é da 9ª turma do TRT da 3ª região, que deu provimento a recurso de homem multado por suposta alteração da verdade dos fatos durante depoimento.

No caso, a testemunha foi condenada pelo juízo de 1ª instância a pagar R$ 1 mil por incoerência com os princípios que norteiam a boa-fé. Diante da multa aplicada, o homem interpôs recurso sob o argumento de que a punição só poderia ser aplicada às partes do processo.

Ao analisar o caso, o desembargador Ricardo Antônio Mohallem, relator, afirmou que o CPC não prevê aplicação de multa por eventual falso testemunho. Ainda de acordo com o magistrado, o falso testemunho só pode ser apurado na esfera criminal, não estando inserto na competência trabalhista.

"Inexistindo previsão legal para aplicação da multa por litigância de má-fé ao recorrente, testemunha do juízo, impõe-se absolvê-lo."

Confira a decisão.

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...