sábado, 23 de outubro de 2021

MIGALHAS QUENTES

fechar

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB deve garantir vista dos autos pelo prazo de 15 dias em seus processos administrativos
Estatuto da Advocacia

OAB deve garantir vista dos autos pelo prazo de 15 dias em seus processos administrativos

Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP havia concedido vista dos autos a advogado pelo prazo de cinco dias.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

A 4ª turma TRF da 3ª região confirmou sentença da 3ª vara Federal de SP e assegurou a um advogado o direito vista dos autos fora do cartório, pelo prazo de 15 dias, em relação a um processo administrativo do 4º Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP.

O advogado alegou que requereu vista dos autos fora do cartório para apresentar recurso, nos termos do art. 69 do Estatuto da Advocacia (8.906/94), porém foi-lhe deferido o prazo de cinco dias.

Na decisão, a desembargadora Federal Marli Ferreira declarou que o artigo 5º, LV, da CF assegura aos litigantes e aos acusados em geral, em processo judicial ou administrativo, o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

Além disso, a o Estatuto dispõe sobre o direito de o advogado ter vista dos autos judiciais ou administrativos ou de retirá-los pelos prazos legais e estabelece o prazo de quinze dias para manifestação e interposição de recursos. Assim, a magistrada negou seguimento à remessa oficial e manteve a decisão da 1º grau.

Confira a íntegra da decisão.

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 18/6/2014 07:35