MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB debate novo Código de Ética
Ethos

OAB debate novo Código de Ética

Há exatos 80 anos, no dia 25 de julho de 1934, o Conselho Federal da OAB aprovava seu primeiro Código de Ética Profissional.

Da Redação

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Atualizado às 10:20

Um novo Código de Ética do profissional da advocacia está sendo discutido pela OAB. Esteve sob consulta pública por mais de três meses o anteprojeto de reforma do código. A Ordem vai levar o debate também para as seccionais, que realizarão audiências públicas sobre o novo código.

O relator responsável é o conselheiro Paulo Roberto de Gouvêa Medina, da Comissão Especial para Estudo da Atualização do Código de Ética da OAB.

"É um caminho longo mas esperamos percorrê-lo de modo a aprovar o Código até outubro, quando se realiza a XXII Conferência Nacional dos Advogados."

Origens

Foi em SP que se organizou o primeiro Código de Ética Profissional em toda a América do Sul. Ele foi aprovado pelo Instituto dos Advogados de São Paulo, em agosto de 1921. O pioneirismo foi obra do então presidente do Instituto, professor Francisco Antônio de Almeida Morato, que redigiu o código.

Mas apenas em 1922 que o IAB designou uma comissão para apresentar um projeto de Código de Ética. Levy Carneiro, que participava da comissão, observou em um relatório que o IASP "discutiu detidamente e votou um Código de Ética Profissional detalhado. A qualidade do trabalho e a conveniência de que a obra planejada refletia o sentimento dominante nos principais centros do país levaram a comissão a oferecer ao IAB o Código aprovado pelo órgão paulista.

Em 1931, com a criação da OAB, atribui-se ao Conselho Federal a competência para votar e alterar o Código de Ética Profissional. Em maio de 1933, o Conselho Federal decidiu iniciar o estudo e o debate do projeto de Código de Ética enviado pelo IAB, nomeando para relator João de Matos, representante da Secção do Maranhão.

As discussões do parecer prosseguiram e o Conselho, depois de avaliar as várias emendas de Carneiro, aprovou o Código de Ética Profissional em 25 de julho de 1934. Em 15 de novembro daquele ano, o código entrou em vigor.

Disposições atuais

Hoje a advocacia recorre ao texto do Código de Ética de 1995. Relatado por Modesto Carvalhosa, o código segue a linha de orientação francesa de restrição à publicidade da atividade advocatícia, um dos temas que será debatido na redação do novo texto.

A necessidade de atualização das normas éticas a serem seguidas pelos causídicos é comentada pelo advogado Leonardo Sica (Sica, Tangerino, Quito Sociedade de Advogados), em entrevista exclusiva para a TV Migalhas.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA