MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Congresso promulga EC que prorroga os benefícios tributários da Zona Franca de Manaus

Congresso promulga EC que prorroga os benefícios tributários da Zona Franca de Manaus

Benefícios valem até 2073.

Da Redação

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Atualizado às 12:52

Em sessão solene realizada nesta terça-feira, 5, o Congresso Nacional promulgou a EC 83, que prorroga para 2073 os benefícios tributários da Zona Franca de Manaus.

O plenário do Senado aprovou no dia 16/7 a prorrogação dos benefícios, prevista na PEC 20/14.

A proposta teve o senador Eduardo Braga (PMDB/AM) como relator na CCJ. Para o parlamentar, a prorrogação contribuirá para o desenvolvimento da Região Amazônica e para a redução das desigualdades regionais que marcam o país.

A PEC altera o artigo 92-A do ADCT, segundo o qual a vigência dos benefícios se encerra em 2023. Na avaliação do governo, o prolongamento da vigência da Zona Franca de Manaus oferece segurança jurídica para que os empresários mantenham projetos ou aumentem investimentos, além de permitir a continuidade de um regime que vem colaborando para o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia.

A Zona Franca de Manaus foi instituída pelo decreto 288/67, visando a criação de um centro industrial, comercial e agropecuário dotado de condições econômicas que viessem a permitir o seu desenvolvimento, face à grande distância em que se encontra aquela região dos grandes centros consumidores de seus produtos.

O Polo Industrial de Manaus reúne cerca de 600 empresas de alta tecnologia nos segmentos eletroeletrônico, de informática e de produção de veículos de duas rodas. Essas empresas geraram, em 2013, cerca de 113 mil empregos diretos. Estima-se que as empresas gerem, ainda, cerca de 500 mil empregos indiretos. A receita total das empresas instaladas no polo alcançou quase R$ 90 bilhões no ano passado.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas