MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ato do CNJ sobre divulgação de remuneração no Judiciário é válido
Transparência

Ato do CNJ sobre divulgação de remuneração no Judiciário é válido

Para relator, a resolução reveste-se de legalidade e deve ser mantida.

Da Redação

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Atualizado às 08:20

O ministro Fux manteve validade de ato do CNJ que determinou aos tribunais do país que tornem pública a remuneração de seus servidores e o subsídio dos magistrados.

O MS foi impetrado pela Anamages, no qual pedia a suspensão dos efeitos da resolução CNJ 151/12. Para a entidade, a determinação viola o direito constitucional à inviolabilidade da intimidade, da privacidade e do sigilo de dados de seus associados, nos termos do artigo 5º, incisos X e XII, da CF.

A associação sustentou ainda que, embora a resolução tenha sido editada para regulamentar a aplicação da lei de acesso à informação (12.527/11) no âmbito do Poder Judiciário, alterou o texto da resolução 102, que desde 2009 já exigia a publicação de informações relativas à estrutura remuneratória do Judiciário, passando a exigir a individualização nominal de cada servidor e magistrado, informando além do cargo que exerce, sua respectiva remuneração, extrapolando a exigência legal.

Argumentou também que da lei 12.527/11 não se constata nenhum trecho que preveja expressamente a divulgação nominal da remuneração, salário, vencimentos e gratificações dos servidores do Poder Público.

Entretanto o ministro Fux concluiu que a resolução do CNJ "reveste-se de legalidade" e deve ser mantida. Isso porque, conforme decidido pelo Supremo no julgamento de agravo regimental na SS 3902, "a divulgação nominal da remuneração dos servidores públicos na internet não viola o direito à intimidade e à privacidade".

Como a matéria é objeto de jurisprudência consolidada da Corte, o relator julgou o MS no mérito, ficando prejudicado o pedido de liminar.

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...