MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF reconhece imunidade da ECT em relação ao IPVA
Imunidade tributária

STF reconhece imunidade da ECT em relação ao IPVA

Plenário reafirmou jurisprudência sobre imunidade tributária da ECT.

Da Redação

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Atualizado em 26 de novembro de 2014 17:25

Por maioria, o plenário do STF julgou procedente a ação civil originária ajuizada pela ECT contra a cobrança do IPVA, enquanto no desempenho de suas atividades típicas. A decisão reafirma a jurisprudência da Corte sobre a matéria, objeto do RExt 601.392, com repercussão geral reconhecida, no qual se reconheceu a imunidade tributária recíproca sobre todos os serviços dos Correios.

A ECT alegava que, na condição de empresa pública à qual foi delegada a prestação de serviços públicos, não explora atividade econômica, cabendo a aplicação do princípio da imunidade recíproca (artigo 150, inciso VI, alínea "a", da CF). Por desempenhar atividades típicas da União, não tem por objeto o lucro e, portanto, não está sujeita ao IPVA.

O ministro Celso de Mello ressaltou que a Corte, no julgamento dos agravos regimentais nas ACOs 819 e 803, já havia reafirmado tal posição em precedentes específicos sobre tema, entendendo pela imunidade em relação ao IPVA.

O relator da ACO 879, ministro Marco Aurélio, ficou vencido. Em seu voto, ele sustenta que a imunidade recíproca só é possível quando as partes envolvidas são, ao mesmo tempo, sujeito ativo e passivo tributário, o que não ocorre com pessoas jurídicas de direito privado como a ECT.

Processo relacionado: ACO 879

Patrocínio

Patrocínio Migalhas