MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF mantém afastada exigência de IPVA para veículos da Infraero em AL
Crédito tributário

STF mantém afastada exigência de IPVA para veículos da Infraero em AL

Plenário referendou liminar de Nunes Marques que afastou a cobrança do imposto sobre veículos de propriedade da empresa.

Da Redação

terça-feira, 19 de março de 2024

Atualizado às 11:36

O STF, por unanimidade, referendou liminar de Nunes Marques que determinou a suspensão da exigibilidade cobrança de IPVA de veículos de propriedade da Infraero registrados no âmbito do Estado de Alagoas. Decisão se deu em plenário virtual e vale até que a Corte dê a palavra definitiva sobre o processo.

 (Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

STF mantém liminar de Nunes Marques que afastou IPVA de veículos da Infraero em AL.(Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

A Infraero moveu ação contra o Estado de Alagoas, solicitando reconhecimento de sua imunidade tributária para não pagar IPVA sobre seus veículos. Pleiteou, ainda, a devolução dos valores já pagos.

Inicialmente, o então relator, ministro Celso de Mello, não conheceu da ação, considerando que ela não era capaz de afetar o pacto federativo. Sobreveio agravo interno, no qual a empresa defendeu a competência da Corte, considerando o conflito federativo.

O atual relator, ministro Nunes Marques, reconsiderou a decisão anterior e reconheceu a competência originária do Tribunal. Ato contínuo, deu liminar para suspender a exigibilidade do crédito tributário envolvendo a cobrança de IPVA de veículos registrados no nome da empresa registrados no âmbito do Estado de Alagoas, até decisão de mérito.

O ministro baseou-se na jurisprudência do STF, que reconhece a imunidade tributária recíproca em favor de empresas públicas, como é o caso da Infraero. Ele citou casos anteriores, destacando a necessidade de se proteger o orçamento da empresa de pagamentos tributários potencialmente indevidos e a importância de uniformizar o entendimento sobre a tributação em nível nacional.

O plenário, por unanimidade, acompanhou o voto do ministro, referendando a decisão liminar.

Leia o voto do relator.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas