MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Paulo Henrique Amorim é condenado por injúria contra Merval Pereira
Imprensa

Paulo Henrique Amorim é condenado por injúria contra Merval Pereira

Turma recursal do TJ/SP majorou valor da pena pecuniária.

Da Redação

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Atualizado às 07:59

O jornalista Paulo Henrique Amorim foi condenado por unanimidade pelo TJ/SP por injúria a Merval Pereira, colunista de "O Globo".

Em recurso, Amorim sustentou a reforma da sentença que julgou procedente a queixa-crime em vista da atipicidade da conduta, "abarcada pela liberdade de informação e expressão jornalística".

Para turma recursal criminal, porém, o jornalista do blog Conversa Afiada ultrapassou os limites da liberdade de expressão ao veicular imagem em que chamava o Merval de bandido.

"Tratou-se, na verdade, de um episódio lamentável, onde foram utilizados dois subterfúgios para ofender a honra alheia: primeiro, valer-se da palavra de terceiras pessoas e, segundo, lançá-las em contexto visual absolutamente desconexo com a intenção de simplesmente transmitir uma notícia veiculada em outro órgão de imprensa."

Ao analisar recurso de Merval, a turma concluiu que o valor da pena pecuniária ficou aquém do necessário para os fins educativos e punitivos da sanção, elevando-o para 30 salários mínimos, considerando se tratar de "profissional experiente e largamente reconhecido no meio jornalístico, que já exerceu cargos importantes em diversos órgãos de comunicação social".

O acórdão foi relatado pelo desembargador Richard Francisco Chequini, em julgamento realizado nesta quinta-feira, 29.

Veja a íntegra do acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas