MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Disputa entre Flamengo e Sport pelo título brasileiro de 1987 vai parar no STF
Flamengo 1 x 2 Sport

Disputa entre Flamengo e Sport pelo título brasileiro de 1987 vai parar no STF

Marco Aurélio e Barroso, flamenguistas de nascença, podem ter de julgar recurso do Fla. E aí, migalheiro, a regra é clara...

Da Redação

segunda-feira, 16 de março de 2015

Atualizado às 07:45

A disputa histórica pelo título brasileiro de 1987 vai para a prorrogação. A ministra Laurita Vaz, do STJ, admitiu recurso extraordinário do Flamengo contra decisão que reconheceu o Sport como único campeão da competição e a bola, agora, cai nos pés do STF.

Ocorre que, no campo Supremo, nossos comentaristas esportivos verificaram um possível impedimento. Marco Aurélio e Barroso, flamenguistas de longa data, podem ter de julgar o recurso do rubro-negro carioca. E aí, migalheiro, a regra é clara...

1º tempo

Em 1987, os principais clubes do país organizaram um campeonato chamado Copa União, que teve como vencedor o Flamengo. Paralelamente a este evento, a CBF organizou uma competição com equipes consideradas de segunda divisão, da qual saiu campeão o Sport.

Ocorre que, ainda no decorrer das competições, a Confederação determinou que os dois primeiros colocados de cada um dos campeonatos deveriam se enfrentar para definir o campeão brasileiro. O Flamengo se negou a cumprir a deliberação da CBF e a entidade, então, considerou o Sport o vencedor.

2º tempo

Em 1994, após uma longa partida, a Justiça declarou que o Sport seria, de fato, o único campeão brasileiro de 1987. Após o trânsito em julgado da decisão, entretanto, a CBF reconheceu, em 2011, ambos os clubes como vencedores. A ação se deu devido ao reconhecimento da Copa União como um torneio legítimo e por meio da edição da resolução da presidência 2/11.

O Sport, então, acionou a Justiça, pedindo o cumprimento da sentença de 1994. Notificada, a CBF editou nova resolução, revogando a anterior e declarando o Sport único campeão daquele ano. O Flamengo recorreu, afirmando ter sido prejudicado pela decisão.

O TRF da 5ª região negou o recurso do Flamengo, afirmando expressamente que a sentença havia declarado o Sport "o" campeão de 1987 e não "um" dos campeões. A 3ª turma do STJ, em igual sentido, firmou que a coisa julgada decorrente da sentença impediria que a CBF alterasse esse resultado, ainda que para reconhecer ambos os times como campeões.

Prorrogação

O Flamengo recorreu da decisão, afirmando que o acórdão teria violado os artigos 5º, inciso XXXVI, e 217, inciso I, da CF, ao supostamente permitir que a CBF reconhecesse ambos os clubes como Campeão Brasileiro de Futebol Profissional de 1987.

Preenchidos os pressupostos de admissibilidade, a ministra Laurita Vaz admitiu o recurso extraordinário. O RExt ainda não aportou na Corte Suprema e precisará ter sua repercussão geral reconhecida para ser julgado pelo STF.

  • Confira a decisão da ministra Laurita Vaz.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...