MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Novo CPC pode criar situação alarmante na distribuição de processos no STJ
Preocupação

Novo CPC pode criar situação alarmante na distribuição de processos no STJ

Ministros da 3ª turma comentaram relatório sobre a distribuição de processos.

Da Redação

quinta-feira, 19 de março de 2015

Atualizado às 15:15

Em 2014 o STJ recebeu mais de 325 mil processos: um aumento de 9% em relação a 2013 e mais de 24% em relação a 2012. As informações foram comentadas pelo ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, presidente da 3ª turma do STJ, ao citar ofício-circular do ministro Marco Aurélio Bellizze, durante a sessão desta quinta-feira, 19. Bellizze é responsável por acompanhar a classificação e distribuição dos processos na Corte.

Os dados referentes ao volume de trabalho dos 33 ministros são um presságio de uma situação que tende a piorar com o novo CPC (lei 13.105/15), conforme disse o próprio Cueva: "Trata-se de uma evolução bastante preocupante que provavelmente se agravará com o novo CPC."

O Código passará a vigorar em março de 2016. Segundo Cueva, o texto trará "inúmeros problemas adicionais" ao STJ. Entre eles, o aumento do trabalho da Corte com o juízo de admissibilidade dos recursos pelo tribunal.

O capítulo VI do novo CPC, que trata dos recursos para o STF e o STJ, traz:

"Art. 1.030. Recebida a petição do recurso pela secretaria do tribunal, o recorrido será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias, findo o qual os autos serão remetidos ao respectivo tribunal superior.

Parágrafo único. A remessa de que trata o caput dar-se-á independentemente de juízo de admissibilidade."

De fato, tal questão preocupa diversos juristas. O juiz de Direito Fernando da Fonseca Gajardoni, por exemplo, acredita que o dispositivo que estabelece ser dos tribunais superiores e não mais dos tribunais de 2º grau a admissibilidade dos REsp e RExt "tem tudo para tornar inviável a atuação dos Tribunais Superiores":

"Há uma tendência de se multiplicarem o número de RExts e REsps interpostos - principalmente nos casos de partes beneficiárias da justiça gratuita (que são muitas) -, fundados na esperança da parte/advogado em ter o seu recurso analisado "por alguém lá de Brasília". Será o caos no STF e STJ, que em vez de cuidarem daquilo que realmente interessa (repercussões gerais, causas repetidas, etc.), viverão para fazer admissibilidade de recursos."

Para o ministro Ricardo Cueva, trata-se de algo de "muita preocupação", especialmente para os integrantes da 2ª seção, que julga matérias de Direito Privado e responde pelo maior volume dos processos que chegam à Corte - cerca de dois terços.

Ao se manifestar durante a sessão, o ministro Bellizze afirmou que o STJ está concentrando esforços para lidar com a nova realidade:

"Estamos nos preparando, analisando todos os cenários possíveis, calculando essa projeção, para ver de repente a necessidade de incremento da área administrativa, se faremos convênios com os tribunais para que façam o check list das situações..."

Fazendo coro aos comentários, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino repisou que a implantação do novo CPC vai acarretar ainda mais problemas à Corte, o que vai na contramão da missão do STJ, nas palavras de Bellizze: "Temos que julgar para pacificar a jurisprudência."

Represamento

Marco Aurélio Bellizze também revelou uma outra situação no mínimo inusitada: ainda que tenha ocorrido um salto significativo na distribuição de processos entre os ministros, ocorreu um represamento dos processos oriundos de SP, o que soa estranho uma vez que o Tribunal responde por mais de 40% do movimento do STJ.

O presidente do colegiado sugeriu que a Corte Superior, inclusive, entre em contato com a presidência de SP "para tentar entender o que tem acontecido".

Bellizze adiantou o seu receio quanto ao fato. Segundo ele, preocupa que desse quadro resultem duas ações perigosas para o STJ: "vão jogar tudo de uma vez?" ou "despejar quando a admissibilidade, em 363 dias, vai ser do próprio tribunal?". Cueva foi claro: "Espero que não seja represamento deliberado."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas