MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Toffoli é empossado presidente da 2ª turma do STF
Nova direção

Toffoli é empossado presidente da 2ª turma do STF

"Procurarei estar à altura desta 2ª turma, dando cabo a mais este dever que nos recai", disse ministro.

Da Redação

terça-feira, 19 de maio de 2015

Atualizado às 16:13

Enaltecendo a "generosidade" dos ministros Celso de Mello e Marco Aurélio - que por meio de "uma ideia inteligente" e mudança regimental tornaram possível a membros mais novos de Casa terem experiências de liderança na Corte -, o ministro Dias Toffoli foi designado e empossado presidente da 2ª turma do STF nesta terça-feira, 19.

"Agradeço a confiança dos eminentes colegas na minha eleição. Procurarei estar à altura desta 2ª turma, dando cabo a mais este dever que nos recai."

O anúncio foi realizado pelo ministro Teori Zavascki, que deixa a presidência contabilizando 7.402 processos colegiados julgados durante o período em que esteve à frente da turma. Teori agradeceu aos colegas pela "distinção" e cumprimentou o ministro Toffoli pela posição a assumir: "Tenha êxito na sua missão, daqui pra frente".

"Gostaria de aproveitar essa última sessão que presido para apresentar meus cumprimentos e, aliás, meus agradecimentos, aos colegas. Foi uma grande distinção pra mim presidir essa turma nesse período. Apresento meus agradecimentos aos colegas, ao Ministério Publico, aos nossos servidores, aos advogados e a todos que nesse período colaboraram com a minha presidência."

Seguindo a linha elogiosa, o decano da Corte, ministro Celso de Mello registrou "honra e agradecimento" pelos trabalhos do ministro enquanto presidente da 2ª turma, destacando sua notável carreira jurídica e o reconhecimento da comunidade à sua atuação.

"Quero cumprimentá-lo e dizer a imensa honra dessa colenda segunda turma ter sido presidida por Vossa Excelência. Demonstrou eficiência, clareza, transparência e segurança na condução das inúmeras sessões aqui realizadas, e tais atributos inteiramente preenchidos revelam-se essenciais à garantia de racionalidade dos trabalhos e da superação dos graves desafios com que se deparam permanentemente os juízes do STF, no desempenho de seu ofício."

Celso de Mello ainda cumprimentou o ministro Dias Toffoli pela ascensão à presidência e destacou a sua atuação segura e competente enquanto presidente do TSE e na condução das eleições gerais de 2014.

"Tem todas as condições e atributos para iniciar uma nova etapa na sua brilhante carreira dentro do STF (...) e isso precisa ser dito publicamente."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas