MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Gilmar assume presidência da 2ª turma do STF, que julga Lava Jato
STF

Ministro Gilmar assume presidência da 2ª turma do STF, que julga Lava Jato

Mandato de Toffoli, que veio transferido da 1ª turma, termina após um ano. Celso de Mello renuncia à presidência.

Da Redação

terça-feira, 24 de maio de 2016

Atualizado às 16:46

Com o fim do mandato do ministro Toffoli, que presidiu a última sessão da 2ª turma do STF nesta terça-feira, 24, foi proclamada a eleição do ministro Gilmar Mendes como futuro presidente do colegiado.

O regimento interno da Corte prevê o rodízio da presidência em ordem decrescente de antiguidade. Na 2ª turma, o próximo a assumir deveria ser o ministro Celso de Mello. Contudo, o decano do Supremo renunciou ao mandato, conforme anunciado hoje.

Transferência

Vale lembrar, o ministro Toffoli assumiu o comando da turma dois meses após sair da 1ª para a 2ª, em março de 2015. À época, havia uma cadeira vaga desde a saída de JB.

Esperava-se que, passadas as eleições, a presidente Dilma fizesse a indicação do ministro para a vaga de JB, mas com a Lava Jato fervendo, rumores e boatos sondavam qualquer nome para a cadeira.

Foi então que os ministros Teori Zavascki, Gilmar Mendes e Celso de Mello propuseram a migração, tendo em vista a vacância: sem sinal de novo integrante à vista, a ideia foi realizar a transferência - que o ministro Toffoli se prontificou.

Em sua estreia no colegiado, Toffoli afirmou que "não foi uma decisão fácil", e que resolveu atender ao apelo dos colegas.

Despedida

Na tarde desta terça-feira, Toffoli lembrou que "seria muito mais confortável ter ficado na 1ª turma e não ter me oferecido a vir a esta turma", mas que atendeu ao apelo formulado, em especial conduzido por Celso de Mello e Gilmar Mendes, "no sentido de evitar que, havendo a cadeira vaga, aquelas discussões todas recaíssem sobre um colega que sequer havia sido indicado e passaria por sabatina":

"Um juiz não pode ter desejos, tem que fazer o que tem que ser feito. Defender as instituições do seu país e a Constituição."

O ministro Toffoli - que recentemente também passou o bastão do TSE para Gilmar - anunciou alguns números da turma durante sua presidência: foram 7.265 feitos julgados, uma média de 184 por sessão, tendo sido concedidos, total ou parcialmente, 20% de HC's.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas