MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Indenizações de seguro de vida com cobertura adicional de invalidez não podem ser acumuladas
Seguro de vida

Indenizações de seguro de vida com cobertura adicional de invalidez não podem ser acumuladas

Decisão é da 3ª turma do STJ.

Da Redação

domingo, 14 de junho de 2015

Atualizado em 12 de junho de 2015 10:12

"No seguro de vida em grupo, a cobertura adicional de invalidez total e permanente por doença é uma antecipação do pagamento da indenização relativa à garantia básica, ou seja, para o caso de morte. Desse modo, como uma é a antecipação da outra, as indenizações relativas às garantias básica e adicional de IPD não podem se acumular."

Esse foi o entendimento adotado pela 3ª turma do STJ ao negar recurso interposto contra decisão que não reconheceu direito do autor à indenização pela morte do segurado, já que este havia recebido o valor de forma antecipada, em razão de invalidez por doença.

Em seu voto, o relator, ministro Villas Bôas Cueva destacou que o contrato de seguro foi extinto antes da morte do segurado devido ao não pagamento do prêmio, já que a cobertura por invalidez havia sido utilizada.

Ao tratar do desconto indevido dos prêmios, o relator analisou primeiramente o papel do estipulante do seguro - no caso, o Grêmio Esportivo e Social da Prefeitura de Londrina (Gespel).

Nos seguros de vida em grupo, explicou, o estipulante é quem assume diante do segurador a responsabilidade pelo cumprimento de todas as obrigações contratuais. Entretanto, o estipulante não representa o segurador perante o grupo segurado, pois exerce papel independente das demais partes vinculadas ao contrato (art. 801, § 1º, do CC).

"Desse modo, não pode o ente segurador ser condenado a pagar nova indenização, como se tivesse anuído com outra contratação ou como se tivesse ocorrido a teratológica renovação ou prorrogação da avença anterior, já cumprida em sua totalidade", concluiu.

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas